“Se há elementos, ele vai responder”, disse Witzel após prisão de seu consultor de segurança

O policial civil Flavio Paca é acusado de atuar em esquemas de extorsão contra comerciantes envolvidos em atividades criminosas

Governador do Rio de Janeiro posa ao lado de Flávio Paca durante as eleições de 2018 | Foto: reprodução/ arquivo pessoal

Em uma operação realizada na manhã desta quinta-feira pela Corregedoria da Polícia Civil do Rio de Janeiro, o policial civil e instrutor de tiro Flavio Paca Castello Branco acabou preso. Paca era tido como consultor de segurança do governador carioca Wilson Witzel (PSC), o que gerou desconforto no Palácio Guanabara. Mais tarde em coletiva de imprensa Witzel afirmou que o policial preso não é o seu consultor de segurança.

“Não preciso disso. Ele foi candidato pelo PSC. Sou consultor de direito penal e trabalhamos com outros acadêmicos que já trabalharam na segurança pública. Se o juiz decretou a prisão, ele tem indícios para isso. Se há elementos, ele vai responder pelo que é devido e que se explique na justiça”, afirmou Wilson Witzel.

Além de Paca as investigações também acusam outros três policiais civis. Todos são acusados de praticar extorsão contra comerciantes envolvidos em atividades criminosas no Rio. Segundo o que aponta as investigações o grupo pedia o pagamento de dinheiro já na delegacia no lugar da prisão e indiciamento de envolvidos em crimes. Em um dos casos o acordo previa o pagamento de R$ 10 mil.

Os apontamentos que levam a crer que Paca era o consultor de segurança do Rio envoloe o episódio em que Witzel anunciou que pretendia formar times de atiradores de elite (snipers) para abater quem fosse visto portando fuzis nas comunidades do Rio. Pacco apareceu para explicar como seria a formação desses atiradores. Na ocasião, ele disse que queria trazer para a polícia fluminense a experiência que adquiriu em treinamentos de instrutor que teve na Polícia Federal.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.