A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) remanejou todas as vacinas Qdenga, contra a dengue, do município de Goiânia para evitar a perda de doses. A campanha de vacinação teve início em 15 de fevereiro deste ano e, de acordo com a pasta, as vacinas perdem a validade no próximo 30 de abril.

Goiânia aplicou 18 mil doses do imunizante, de um total de 34.324 doses recebidas pelo município, o que representa 52,7%. O público alvo da vacinação são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

A Capital deve ficar com 10% do estoque atual. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS diz que aguarda o número de doses que ficarão no município para definir quais unidades continuarão aplicando o imunidade.

Veja a nota divulgada pela SMS:

“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, por determinação da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), todas as vacinas Qdenga, contra a dengue, estão sendo recolhidas para remanejamento com outros municípios. A estratégia da SES-GO tem como objetivo evitar perda de doses, uma vez que todas vencem no próximo dia 30 de abril.

Até o momento, Goiânia aplicou 18.036 doses do imunizante, o que representa 52,7% do total de 34.234 doses recebidas pelo município. A vacinação se destina a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, e teve início em 15 de fevereiro de 2024.

A expectativa é que o município fique com 10% do estoque existente atualmente. A SMS aguarda o número de doses que ficarão no município, para definir a quantidade de unidades que continuará aplicando o imunizante. A previsão é que até esta quarta-feira (3/4), a vacinação volte a ser realizada na Capital.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS)”

Leia também:

Goiás tem quase 100 possíveis mortes por dengue em investigação

Em três meses, dengue matou mesmo número de goianos que todo ano de 2023 e baixo índice de vacinação preocupa