Saúde nomeou 244 profissionais temporários meio à situação de calamidade pública

Medida faz parte das ações de contenção da variante Ômicron em Goiânia e os profissionais se somam aos profissionais que tiveram seus prorrogados por 120 dias 

Em meio às críticas do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO) sobre a atuação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) prorrogou o contrato dos profissionais da saúde e nomeou outros 244 profissionais temporários por quatro meses. Estes profissionais vão atuar tanto no tratamento da Covid-19, quanto da influenza H3N3.  

A prorrogação destes contratos foi publicada no Diário Oficial do dia 31 de dezembro e só foi possível por causa da situação de Calamidade Pública que vive o município de Goiânia e que permite a contratação destes profissionais da Saúde por meio de um processo seletivo simplificado da SMS. Estes profissionais, de acordo com a Secretaria, ainda estão em processo de apresentação da documentação para a lotação.  

A justificativa do Paço é justamente essa. De que os profissionais vão auxiliar o tratamento da emergência pública a introdução da variante Ômicron na cidade de Goiânia e também o aumento da circulação do vírus influenza H3N2 que, junto com os casos de síndrome gripal e também do enfrentamento à pandemia, têm aumentado a procura pela Saúde Pública.  

A ação, de acordo com o prefeito, reforça a capacidade de atendimento, que, foi disponibilizado em mais 76 unidades de atenção básica, como já publicado no Jornal Opção. “Já mobilizamos toda a rede para amparar e cuidar das pessoas, principalmente neste momento em que confirmamos a transmissão comunitária da variante ômicron. Estamos atentos e trabalhando com a responsabilidade que a saúde pública exige”, enfatiza Rogério Cruz. 

Testagem 

Além destas contratações, que são uma resposta às denúncias feita pelo Sindsaúde/GO, o Paço vai intensificar as ações do Paço Municipal na vigilância em saúde, com testagem ampliada e monitoramento da população que está com uma das cepas da Covid-19 e que se somam a prorrogação  

O anúncio foi feito pelo secretário e saúde nesta quarta-feira, 5, quando o titular anunciou que o Paço vai oferecer o dobro da capacidade de testes, com testagem ampliada pela capital. “A intensão é intensificar estas ações, bem como continuar fazendo o sequenciamento genético das cepas que são predominantes que, junto com a higienização, a utilização de máscaras e do distanciamento social serão fundamentais para o tratamento da Covid-19″, explicou o Secretário.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.