COMPARTILHAR

Apesar das mortes registradas em Trindade, na Região Metropolitana, secretaria informa que capital registrou apenas quatro casos em 2018

Apesar do surto de influenza A causada pelo vírus H1N1 que acometeu o município de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, nos últimos dias,  a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou ao Jornal Opção nesta terça-feira (13) que não trabalha com a possibilidade de um surto na capital.

[relacionadas artigos=”119317″]

Conforme informações da pasta, Goiânia registrou quatro casos da doença em 2018, com nenhuma morte de residentes da capital. O número, segundo a SMS, é considerado pequeno e tende a se manter ou mesmo a diminuir, uma vez que o período de vacinação se aproxima.

Ao menos nove pessoas podem ter morrido em Trindade nos últimos dias por complicações do H1N1. Apenas um caso foi confirmado e o restante ainda está sob investigação da Saúde municipal.

Mesmo com o prognóstico positivo, a secretaria da capital alerta para os riscos da doença e elenca medidas preventivas para a população. Confira lista abaixo:

1. Higienização das mãos antes de tocar mucosas (olhos, boca e nariz) e após espirrar;

2. Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

3. Indivíduos doentes devem manter repouso, alimentação balanceada e ingestão de líquidos adequada, e evitar contato com outras pessoas em ambientes fechados e aglomerados;

4. Caso o indivíduo apresente febre, tosse, dor de garganta, falta de ar ou qualquer outro sintoma associado deve procurar atendimento médico para melhor avaliação;

5. Manter o cartão de vacinação atualizado, com atenção à vacinação anual contra a gripe (influenza), de acordo com os grupos preconizados pelo Ministério da Saúde.