Relação com autoestima faz com que sorriso bem cuidado tenha papel importante na hora da contratação

Divulgação

Quando alguém sorri, fala ou até mesmo boceja, deixa à mostra os dentes, que passam a ser observados durante todo o diálogo e podem trazer constrangimentos, se não estiverem bem cuidados. Porém, o assunto vai além disso, já que a saúde bucal está diretamente ligada à autoestima.

O sorriso bonito interfere nas relações interpessoais e tem impactos diretos nas relações de trabalho. Nem sempre ter um bom currículo é o suficiente para abrir portas em um local de trabalho. Às vezes, um sorriso bonito é capaz de aumentar ainda mais as chances do profissional ser contratado.

Quem explica é Renata Carvalho, profissional de recursos humanos. “A boa aparência aumenta muito a possibilidade de se conseguir um emprego. Entende-se que a boa apresentação pessoal, está diretamente ligada à autoestima, que influencia a saúde mental.”

Ter um sorriso bonito pode também aumentar a autoestima, e consequentemente contribuir com o equilíbrio emocional, o que irá afetar todas as áreas da vida da pessoa. “A baixa autoestima é o primeiro passo para um processo de desequilíbrio emocional, que poderá afetar as expectativas que a pessoa tem em todas as áreas da sua vida”, afirma a profissional.

Muitas empresas valorizam seu colaborador oferecendo benefícios que contribuem com seu bem estar e autoestima, o que gera reflexos no ambiente corporativo.

“O clima organizacional exerce um grande impacto no bem estar, e na autoestima do colaborador. Sendo assim, um clima organizacional adequado influenciará de forma positiva a motivação e satisfação do colaborador”, destaca Renata.

E para ajudar na autoestima e oferecer um benefício, uma das soluções mais comuns e eficientes é a oferta de planos odontológicos. Eles facilitam o acesso ao profissional responsável pela saúde e estética do sorriso, o cartão de visitas de qualquer pessoa.

“Quando nos apresentamos para alguém, o primeiro foco da outra pessoa é o rosto, e consequentemente o sorriso. Por isso, um sorriso desarmônico pode comprometer a confiança de um indivíduo, em especial no momento de se apresentar, inclusive em situações relacionadas à oportunidade de emprego”, afirma o dentista e CEO da Clin – Plano Odonto Digital, Breno Neves.

Cuidados com a saúde bucal

Dentes amarelos, quebrados e mal restaurados são os que mais atrapalham na busca do sorriso perfeito. “São necessários alguns cuidados rotineiros, por exemplo, a escovação deve ser feita diariamente, bem como o uso de fio dental e enxaguante bucal. Se esses hábitos não resolverem, deve-se procurar um dentista para que sejam feitos outros tratamentos”, explica o dentista.

O CEO indica, ainda, procurar por um dentista especializado, mas que as intervenções mais comuns para deixar o sorriso mais belo são: o uso de aparelhos ortodônticos, intervenções nas gengivas e cuidados preventivos. “Se você quiser ter um sorriso perfeito você deve procurar o quanto antes um dentista para que seja feito o tratamento correto”, ressaltou Breno.