COMPARTILHAR

Desde final do ano passado o índice tem aumentado passando de 4,2%  para  12,4% nesse início de ano

Goiânia já testou 116.755 pessoas | Foto: Reprodução

A prefeitura de Goiânia voltou a realizar as testagens  em massa para detectar casos positivos de Covid-19. Segundo a gerente de Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretária Municipal de Saúde (SMS), Marília Castro o índice tem aumentado desde o final do ano passado em decorrência das festas de fim de ano, e a taxa de positividade  passou de 4,2%  para 12,4% nesse início de ano.

Ao Jornal Opção, Marília destacou que já foram realizados testagem ampliada em  três locais: Região Oeste, Região Norte e Região Noroeste. Somente nas três primeiras semanas de 2021, 10.549 pessoas realizaram o teste, sendo 1.156 positivos. “A gente tinha conseguido alcançar até menos de 2% no ano passado, e manteve por algumas semanas uma taxa de 4,2%  e nesse ano a gente viu esse aumento de 10, 11 e agora 12,4% de positividade”, pontua.

No balanço geral, desde o início da testagem ampliada da população, no dia 5 de agosto de 2020, Goiânia já testou 116.755 pessoas, sendo que 13.348 tiveram resultado positivo para a Covid-19, o que corresponde a 11,4% do total. “Esse aumento da positividade é uma consequência da aglomeração que ocorreu nas festas de fim de ano, Natal e Ano Novo. Outro motivo que possa contribuir é que não está sendo exigido o agendamento para as testagens, por está aberto a população de Goiânia”, esclarece.

A gerente afirma estar preocupada com a possibilidade de um novo aumento com o feriado de carnaval. “Estamos sempre verificando se há a necessidade da criação de leitos, para manter os leitos disponíveis, tanto de enfermaria quanto de UTI e essa variedade de testes. Mas,  a gente fica preocupado com esse feriado prolongado, apesar de ter o decreto falando que não vai haver o feriado facultativo de carnaval, a gente tem a preocupação de que a população não  cumpra e que realize festas e aglomerações”, afirma.

Testagem por regiões

Nesta quarta, 3,  e quinta-feira, 4, a Região Leste que apresenta alto índice de internações em decorrência da doença recebe os testes. Realizado na Escola Municipal Mônica de Castro Carneiro, nas modalidades drive-thru e pedestre, sem a necessidade de agendamento, das 8h às 17h.

O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso disse que a meta é fazer cerca de dois mil testes nesta semana. “Só nas primeiras três semanas de 2021, testamos mais de 10 mil pessoas, sendo que mais de mil tiveram resultado positivo. Isso mostra a necessidade de continuarmos com a ação em locais onde a taxa de contaminação está maior e nesta semana é a região Leste. Só assim vamos tirar os assintomáticos de circulação e conter o vírus”, enfatiza.

As testagens estão acontecendo semanalmente de acordo com os dados epidemiológicos. “Um grupo de especialistas se reúne,  para através desses dados epidemiológicos e índice de positividade, de casos e internações a gente consiga decidir qual o próximo local de testagem”, explica a gerente de Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis da SMS, Marília Castro.