A Saneago inaugurou nesta segunda-feira, 22, em Goiânia, a obra Conexão Cristina, que promove a integração entre os sistemas de abastecimento João Leite e Meia Ponte. Com investimento de R$ 72 milhões, a nova estrutura fortalece a segurança hídrica da capital e de parte da Região Metropolitana.

A entrega inclui a implantação do Booster João Leite, um reservatório com capacidade para 10 milhões de litros e 5,3 km de adutora em aço carbono, além de controle totalmente automatizado. O sistema tem capacidade para operar até 2.124 litros por segundo, permitindo maior flexibilidade operacional entre os dois principais mananciais que abastecem Goiânia, Aparecida de Goiânia, Goianira e Trindade.

O presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, afirmou que a obra é estratégica para atender a demanda crescente e evitar riscos no período de estiagem. “Essa é mais uma obra de extrema importância. Embora nesses anos de gestão não tenha faltado água em Goiânia, no abastecimento é preciso pensar sempre para frente. São obras complexas, de grande porte, feitas para dar segurança hídrica por décadas, especialmente em uma cidade do tamanho de Goiânia e integrada a municípios vizinhos”.

WhatsApp Image 2025-09-22 at 13.09.32
Daniel Vilela discursa em evento de lançamento de Conexão Cristina | Foto: Fabricio Vera/Jornal Opção

Soavinski destacou ainda que a capital foi reconhecida como a melhor capital do país no Ranking do Saneamento 2025, do Instituto Trata Brasil. “É um orgulho para todos nós. Goiânia superou capitais como Curitiba e São Paulo em indicadores de universalização, investimentos, redução de perdas e qualidade do serviço. Esse prêmio reforça o esforço coletivo da Saneago, do governo estadual e dos municípios parceiros.”

O vice-governador, Daniel Vilela (MDB), também participou da solenidade e afirmou que o investimento amplia o alcance do sistema e garante estabilidade no fornecimento. “É um investimento que garante segurança hídrica não somente para Goiânia, mas também para Aparecida e parte da região metropolitana. A Saneago cumpre seu papel e moderniza o sistema com tecnologia e automação. Esses R$ 72 milhões investidos trazem tranquilidade à população, sobretudo no período da seca, quando a demanda aumenta”, disse.

Segundo ele, a obra reflete a nova fase da estatal. “Durante muito tempo a Saneago ficou apenas na promessa de investimentos. Desde a gestão do governador Ronaldo Caiado, sob a condução do presidente Ricardo Soavinski, temos visto inaugurações que de fato asseguram o abastecimento e acompanham a expansão da Grande Goiânia”, completou.

Leia também

Justiça condena Saneago por poluição em rio na cidade de Goiás