Sandro Mabel é eleito prefeito de Goiânia com 55,53% dos votos
27 outubro 2024 às 18h35
COMPARTILHAR
Com 100% das seções totalizadas, Sandro Mabel (UB) foi eleito prefeito de Goiânia. O candidato eleito teve, 353.518 votos. Seu adversário, Fred Rodrigues (PL), teve 283.054 votos até a última apuração. A votação deste domingo confirmou o favoritismo de Sandro Mabel, que já vinha sendo demonstrado em pesquisas de intenção de voto.
O prefeito eleito contou com o apoio do governador Ronaldo Caiado (UB). Com a vitória de seu candidato, Caiado quebra dois tabus: o de que governador não faz prefeito em Goiânia e o de que candidato que ficou em segundo lugar no primeiro turno não ganha no segundo turno.
O chefe do Executivo estadual sai fortalecido e com mais um “tijolo” no pavimento de seu projeto político – Caiado será candidato a presidente em 2026 e pode se colocar como a alternativa, dentro da direita, à candidatura do bolsonarismo.
Sandro Mabel (UB)
Sandro da Mabel Antônio Scodro, com 65 anos, é um empresário e político brasileiro, casado com Karolyna Santos, também empresária, e pai de três filhos. Ele nasceu em 31 de dezembro de 1958, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. É filho Nestore Scodro e Maria Luiza Scodro.
Sua formação acadêmica inclui graduação em Administração de Empresas e especializações tanto no Brasil quanto no exterior. Além de empresário, é contador e possui experiência em diversas áreas, sendo pecuarista e carcinicultor, atuando também no mercado imobiliário.
No campo político, Sandro Mabel teve uma carreira significativa, sendo deputado estadual por um mandato e deputado federal por 20 anos, onde se destacou como líder do PL na Câmara e relator da Reforma Tributária. Além disso, foi assessor especial do ex-presidente Michel Temer.
Desde janeiro de 2019, Mabel ocupava a presidência da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), com a missão de fortalecer as indústrias do estado. No final de 2022, Sandro Mabel lançou um plano de investimentos da Fieg, que prevê a aplicação de R$ 1 bilhão na construção e modernização das estruturas do Sesi e Senai em todo o estado de Goiás até 2026.
Agora, em 2024, retornou à política para se candidatar à Prefeitura de Goiânia com o apoio e convite do governador Ronaldo Caiado (UB). Mabel também se filiou ao mesmo partido do Chefe do Executivo estadual, o União Brasil.