Salvador terá faixa de pedestre com cores da bandeira LGBT
13 outubro 2015 às 17h32
COMPARTILHAR
Ação pretende atentar para a necessidade de políticas públicas para proteção dessas minorias. Iniciativas do tipo já foram feitas em países como EUA, Canadá e Inglaterra
Salvador vai receber, no dia 24 de outubro, uma ação especial para chamar atenção para a necessidade de políticas de proteção do público LGBT. Uma das faixas de pedestre da cidade, localizada no bairro Jardim dos Namorados, será pintada com as cores do arco-íris – bandeira da luta LGBT.
A jornalista Larissa Moraes, do movimento TireSuaBikedoArmário, foi quem idealizou a ação. Para quem a iniciativa será definidora da identidade da cidade. “A Bahia e Salvador ganharão também uma identidade que não promove preconceito, mas sim o respeito”, disse ela. Segundo a ativista, uma das motivações é o grande número de casos de crimes homo-transfóbicos na região Nordeste, que é líder no ranking de violência contra esses grupos.
A iniciativa tem apoio inclusive da Prefeitura de Salvador, com a pretensão de despertar o interesse das pessoas pelas questões LGBT. “Os turistas e visitantes que vierem a Salvador irão se deparar com uma cidade com uma atitude de efeito educativo e que estimula na nossa cultura a desconstrução do preconceito e discriminação contra os LGBT”, afirmou Larissa.
É a primeira vez que uma ação do tipo é feita no Brasil, embora outras cidades do mundo já tenham suas faixas coloridas – Estados Unidos, Canadá e Chile já receberam iniciativas assim. Em junho deste ano, a Filadélfia recebeu as cores na esquina das ruas 13th e Locust, em uma ação que fez parte das comemorações dos 50 anos da luta LGBT no país.
Londres, capital da Inglaterra, foi além: não só as faixas de pedestres, mas também um táxi e um ônibus ganharam as cores da bandeira gay. Em junho, quando é realizada a Parada do Orgulho Gay da cidade, até mesmo um trem recebeu a intervenção. Segundo Larissa, esse pioneirismo de Salvador é um dos maiores destaques da ação: “Além de ser um marco na nossa luta, vai incrementar o turismo na cidade, visto que se tornará uma referência nacional”.