Nikolas Ferreira do PL de Minas Gerais é o deputado federal mais votado do país em 2022, no segundo maior colégio eleitoral do Brasil, somando mais de 1,4 milhão de votos. O candidato superou Guilherme Boulos (PSOL), Carla Zambelli (PL) e Eduardo Bolsonaro (PL). Ambos foram os três candidatos mais votados em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país.

Ele tem 26 anos é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e já afirmou ter sido hostilizado diversas vezes na faculdade pelos posicionamentos contra a esquerda, o feminismo e a ideologia de gênero.

Apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), Nikolas entrou na política em 2020, quando foi eleito vereador de Belo Horizonte, com 29.388 votos.

Nikolas Ferreira

Polêmicas

Nikolas já teve seu nome envolvido em algumas polêmicas. O Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) investiga a veiculação de um vídeo nas redes sociais em que ele critica a presença de uma adolescente transexual em um banheiro feminino de um colégio particular do município.

Em setembro de 2021, o campeão de votos foi barrado ao tentar visitar o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, por não apresentar o passaporte vacinal contra a Covid-19.