COMPARTILHAR

O ex-presidente Jair Bolsonaro não faz nenhuma questão de esconder que tem um “inimigo” — e não mero adversário — político em Goiás. Trata-se do senador Vanderlan Cardoso, do PSD.

Jair Bolsonaro relata a aliados que Vanderlan Cardoso se apresentava como “bolsonarista”, e chegavam a viajar juntos de avião. Mas bastou Lula da Silva, do PT, assumir o governo, em 2019, e o senador goiano se bandeou para o lado do petista-chefe. O ex-presidente não perdoa tão gesto.

Por isso, numa conversa recente com um político goiano, Jair Bolsonaro mandou um forte recado para Wilder Morais: não aceita que a vaga do senador do PL seja repassada, em 2027, para Izaura Cardoso, sua primeira suplente.

Izaura Cardoso: suplente do senador Wilder Morais | Foto: Kevin Lucas

Porque Izaura Cardoso é mulher de Vanderlan Cardoso. Jair Bolsonaro não quer, de maneira alguma, reforçar o poder do senador de Iporá.

Em Água Limpa, o senador Wilder Morais teria dito que, ao contrário do que os jornais estão publicando, será candidato a governador em 2026, daqui a um ano e três meses. Mas há várias pedras no caminho. A mulher de Vanderlan Cardoso é uma delas.

Vale lembrar que Jair Bolsonaro quer concentrar a força da direita do PL e aliados no Senado. Por isso, rejeita que Wilder Morais repasse seu mandato para Izaura Cardoso. (E.F.B.)