O Índice Global de Paz (GPI) classifica 163 estados e territórios independentes de acordo com seu nível de paz. Produzido pelo Instituto de Economia e Paz (IEP), uma organização de pesquisa sem fins lucrativos, o GPI é a principal medida mundial de paz global. Ele avalia diversos fatores, como conflitos internos, nível de criminalidade, presença de armas e grau de militarização, para determinar o ranking de paz de cada país ou território.

Na última edição do levantamento divulgada em junho de 2023, os resultados mostraram que o nível médio de paz global se deteriorou em 0,42%. Os cinco países mais pacíficos do mundo, de acordo com o GPI de 2023, são: Islândia, Dinamarca, Irlanda, Nova Zelândia e Áustria (confira o ranking completo ao final).

O Índice Global de Paz de 2023 revela uma diminuição na segurança global em comparação com o ano anterior, refletindo uma tendência observada nos últimos anos, em parte devido aos efeitos da pandemia global. Houve um aumento no número de conflitos e guerras em escala global, atingindo o nível mais alto dos últimos 15 anos. Essa deterioração na segurança levou alguns governos, como o do Reino Unido, a desaconselhar viagens para cerca de 15% da massa terrestre mundial, uma medida que destaca a importância do turismo para a estabilidade econômica e política de um país.

O Brasil ocupa a 132° posição entre os 163 países analisados. O País está uma colocação depois dos Estados Unidos, no 131° lugar. Entre os países da América Latina, o Brasil está a frente apenas do México (136°), Venezuela e Colômbia (ambas em 140°).

No final do ranking de segurança de 2023 estão Congo (159°), Sudão do Sul (160°), Síria (161°), lêmen (162°) e Afeganistão (163°).

1 – Islândia

Islândia. | Foto: Divulgação

A Islândia foi classificada como o país mais pacífico do mundo pelo Índice Global de Paz (GPI) pela primeira vez em 2008, e tem mantido essa posição desde então. Sua estabilidade política, democracia funcional e instituições políticas robustas proporcionam um ambiente político pacífico e cooperativo, levando o país a 1,124 pontos de segurança.

Além disso, uma baixa taxa de criminalidade, ausência de conflitos armados e uma cultura de diálogo e resolução de conflitos contribuem para a tranquilidade social do país. A Islândia também oferece um alto padrão de vida, com sistemas de saúde e educação acessíveis e eficientes, promovendo o bem-estar e a coesão social entre seus cidadãos. Essa posição é reforçada pela eficácia da aplicação da lei, políticas de segurança pública e uma forte rede de segurança social que promovem um ambiente seguro e tranquilo.

Além disso, o histórico de ausência de envolvimento em conflitos armados, tanto internamente quanto externamente, contribui para a reputação da Islândia como um país pacífico. Sua sociedade valoriza o diálogo, a tolerância e a resolução pacífica de disputas, criando um contexto propício para a manutenção da paz e da harmonia social.

2 – Dinamarca

Dinamarca. | Foto: Divulgação

Após cair uma colocação em 2022, por conta do aumento de demonstrações de violência e alguns outros aspectos, a Dinamarca subiu dois lugares no ranking dos países mais seguros do mundo. Em 2023, o país está em 2° lugar, com 1,31 pontos. Entre os melhores atrativos turísticos do país estão: Castelo de Kronborg, que inspirou a obra “Hamlet”, de Shakespeare; Canal Nyhavn, em Copenhagen; Legoland, em Billund, um parque temático da famosa empresa de blocos de encaixe Lego.

3 – Irlanda

Irlanda.| Foto: Divulgação

A Irlanda alcançou o 3º lugar na lista dos países mais seguros do mundo, com 1,312 pontos, graças à sua melhoria em termos de “segurança e proteção”. O país manteve essa posição em 2023, após subir três posições até 2022. Além de sua reputação de segurança, a Irlanda é conhecida por sua beleza natural, marcada por paisagens deslumbrantes e uma rica história representada por construções antigas e castelos. Suas cidades, como Wicklow, Bray, Cork e Galway, oferecem uma mistura única de charme histórico, belezas naturais e uma vibrante cena cultural, tornando a Irlanda um destino popular tanto para turistas quanto para quem busca qualidade de vida.

4 – Nova Zelândia

Nova Zelândia. | Foto: Divulgação

A Nova Zelândia conquistou o quarto lugar no ranking dos países mais seguros do mundo em 2023, com 1,313 pontos, quase empatando com a Irlanda. Esse resultado reflete melhorias nos gastos militares, taxas de encarceramento e redução do impacto do terrorismo. Além de sua reputação de segurança, o país oferece uma variedade de opções turísticas, desde destinos voltados para enogastronomia e cultura até trilhas em parques nacionais, facilitadas pela gratuidade e facilidade de acesso. Suas principais cidades, Auckland e Wellington, localizadas no norte do país, também oferecem uma mistura de história, arquitetura e estilo de vida urbano.

5 – Áustria

Áustria.| Foto: Divulgação

Com 1,316 pontos, a Áustria ocupou o quinto lugar no Índice Global de Paz de 2023, caindo uma posição em relação ao ano anterior. O país, situado próximo à Alemanha, oferece uma rica variedade de atrações turísticas. Além das deslumbrantes paisagens sazonais, que vão desde neve no inverno até campos verdejantes na primavera, a Áustria é conhecida por sua culinária característica, que atrai os amantes da gastronomia. Suas principais cidades, como Viena, Linz, Inssbruck, Hallstatt e Salzburg, proporcionam experiências únicas, desde o enfoque artístico e palácios imperiais até a atmosfera bucólica e as construções históricas que remontam ao século XVI.