Saiba quais são os 5 alimentos que mais engordam

02 junho 2025 às 15h35

COMPARTILHAR
A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu alerta de que 39% dos adultos no mundo estão acima do peso. De acordo com estudo da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, aponta que o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados é uma das principais causas da epidemia de obesidade.
O fenômeno não leva apenas ao ganho de peso, mas também ao aumento de doenças, como a diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares.
Veja quais são os alimentos que mais engordam de acordo com o estudo:
Batatas fritas
Mesmo sendo um alimento básico do fast food, batatas fritas foram rotuladas pelo Departamento de Nutrição da Universidade de Harvard como uma “bomba de amido com mais de 500 calorias”. Mesmo sendo um alimento que fornece carboidratos saudáveis, sua versão frita contém até 30% de gordura. Especialistas indicam comer, no máximo, seis batatas fritas por refeição.
Bebidas açucaradas
Uma das principais causas de obesidade e doenças metabólicas são refrigerantes e bebidas adoçadas com açúcar. Na França, a esteatose hepática é conhecida como “doença do refrigerante” devido à relação direta entre o consumo de refrigerante e a doença.
Carnes vermelhas e processadas
A OMS classificou as carnes vermelhas e processadas como “provavelmente cancerígenas” em 2015. Além disso, eles desempenham papel fundamental na epidemia de obesidade. O salame, por exemplo, tem 454 calorias por 100 gramas, além de gorduras saturadas que devem ser consumidas com moderação. Especialistas recomendam moderar na ingestão e optar pela carne branca, que é mais saudável para consumo frequente.
Farinhas refinadas
O pão branco e derivados podem ser alimentos ultraprocessados. a farinha refinada não possui os nutrientes do grão integral, especialmente o farelo, que é rico em fibras alimentares. De acordo com nutricionistas, se deve priorizar farinhas integrais para uma alimentação mais saudável.
Doces e sobremesas
Sobremesas e doces costumam ser feitos com farinhas refinadas e grandes quantidades de açúcares adicionados. Segundo a OMS, o açúcar adicionado não deve exceder 10% das calorias diárias, ou seja, menos de 50 gramas em uma dieta de 2.000 kcal.
Para especialistas, é importante ter uma dieta baseada em alimentos frescos, vegetais, frutas, legumes e grãos integrais, sendo os alimentos ultraprocessados a exceção e não a regra.
Leia também