Saiba o que pode fazer com sua nota no Enem 2019

Inep divulgou nesta sexta-feira, 17, as notas de estudantes que prestaram o Enem 2019

Brasília – Candidatos aguardam abertura do portões do UniCEUB para o primeiro dia de provas do Enem | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Mais de 3 milhões de candidatos em todo o país foram avaliados na edição da prova realizada nos dias 3 e 10 de novembro do ano passado. O exame, que é maior porta de entrada para as universidades públicas e privadas permite que candidatos ingressem em faculdades estrangeiras e financiem seus estudos.

Entrar em universidades federais e estaduais pelo SISU

Através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para os mais variados cursos. Essas vagas são referentes ao primeiro semestre do ano. Entre os dias 21 e 24 de janeiro, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre suas inscrições para os candidatos do Enem 2019. Para quem quiser ingressar em alguma instituição no meio do ano, existe uma nova seleção em junho.

Entrar em uma universidade em Portugal

Em Portugal, 46 instituições utilizam a nota do Enem como chave de acesso para estudantes brasileiros. Para o coordenador do Sistema de Ensino pH, Fabrício Cortezi, o maior benefício é que o estudante não precisa fazer uma outra prova de vestibular: “A grande vantagem é que algumas faculdades utilizam a nota do Enem integralmente”, explica.

Conseguir um financiamento pelo FIES 

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa idealizado pelo MEC para facilitar o ingresso de estudantes no ensino superior por meio do financiamento dos custos da universidade. Além da análise socioeconômica, outro critério para um candidato conseguir financiamento estudantil é ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010. Os estudantes não podem zerar a redação e precisam atingir uma nota mínima de 450 em cada uma das disciplinas específicas. Nesse ano, as inscrições abrem a partir do dia 5 de fevereiro. 

Entrar em uma universidade particular

No geral, muitas faculdades particulares têm optado por destinar uma parcela de suas vagas para alunos que não fizeram o vestibular tradicional, mas tiveram um bom desempenho no Enem. Cada instituição tem seu critério, mas algumas, inclusive, oferecem bolsas de estudos dependendo da nota do estudante. Cortezi afirma que é importante o estudante se informar sobre os requisitos para o ingresso em cada uma das faculdades de interesse.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.