Linda Yaccarino, CEO do Twitter, revelou o novo logotipo da plataforma de rede social, que apresenta um X branco sobre um fundo preto, substituindo assim o icônico pássaro azul. Em uma publicação nesta segunda-feira, 24, Yaccarino anunciou: “O X está aqui!”

Além disso, o termo usado para referir-se às postagens na plataforma também será alterado, de acordo com o proprietário da plataforma, Elon Musk. Agora, serão chamadas de “Xs”.

Musk, que tem planos de criar um “superaplicativo” chamado “X” há meses, mudou sua foto de perfil para a imagem do novo logotipo e adicionou “X.com” à sua bio no Twitter.

No domingo, 23, o bilionário havia declarado, através da plataforma, seu desejo de mudar o símbolo do Twitter. “Em breve, daremos adeus à marca Twitter e, gradualmente, a todos os pássaros”, publicou.

Após a mudança, Elon Musk recebeu uma foto da nova marca “X” projetada na lateral da sede do Twitter em San Francisco, nos EUA. O CEO da empresa, que se renomeou para X Corp, afirmou que a mudança “deveria ter sido feita há muito tempo”.

No Twitter, Musk publicou uma imagem reluzente do símbolo “X” e, posteriormente, durante um chat de áudio no Twitter Spaces, confirmou que o logotipo do Twitter também seria modificado, respondendo afirmativamente à pergunta sobre a mudança.

Yaccarino sentiu sua empolgação com a reformulação da marca, considerando-a uma oportunidade emocionante. “O Twitter causou uma grande impressão e mudou a forma como nos comunicamos. Agora, o X vai mais longe, transformando a praça da cidade global”, afirmou ela.

Em 2011, Biz Stone, cofundador do Twitter, revelou que o pássaro azul do logotipo da empresa foi chamado de Larry como uma homenagem ao astro do basquete e lenda do Boston Celtics, Larry Bird.

Superaplicativos

Para muitas pessoas na Ásia, os superaplicativos têm se tornado uma parte vital de suas vidas cotidianas nos últimos anos. Entre eles estão o PayTM da Índia e o GoJek da Indonésia, que oferecem sistemas de pagamento digital permitindo que os usuários paguem por serviços através de um sistema financeiro integrado.

O WeChat, inicialmente uma plataforma de troca de mensagens e rede social, cresceu para se tornar um dos maiores aplicativos da região em termos de variedade de serviços e número de usuários. Apenas na China, estima-se que havia 1,29 bilhão de usuários no ano passado.

O logotipo do Twitter, segundo a empresa,  é “nosso ativo mais reconhecido”. “É por isso que o protegemos tanto”, afirma.

Em abril, a empresa substituiu temporariamente seu logotipo pelo cachorro da raça Shiba Inu, famoso por representar a criptomoeda Dogecoin, que é baseada em um popular meme do cachorro japonês. Essa estratégia ajudou a sustentar o valor de mercado da criptomoeda.

Posteriormente, Elon Musk experimentou de insider trading feito por um grupo de investidores da Dogecoin. Eles alegaram que Musk obteve lucro ao aumentar o valor da criptomoeda por meio de suas ações.

Recentemente, a empresa foi alvo de críticas de usuários e profissionais de marketing quando Musk anunciou a implementação de limites diários no número de tuítes que diversas contas poderiam fazer. Esses limites foram vistos como controversos e entusiasmados para o crescimento da plataforma concorrente Threads, que pertence à empresa Meta (anteriormente conhecida como Facebook).

Além disso, o Twitter está enfrentando uma ação judicial aberta na última terça-feira, onde ex-funcionários alegam que a empresa deve, pelo menos, US$ 500 milhões em indenizações.

Desde que Elon Musk comprou a plataforma, a empresa passou por uma série de mudanças, incluindo a missão de mais da metade de sua força de trabalho. Essas ações geraram polêmicas e levantaram questionamentos sobre o futuro do Twitter sob a gestão de Musk.

Leia também: