Sabe o que é Kefir? Conheça alimento supersaudável que auxilia no emagrecimento
16 junho 2018 às 15h53

COMPARTILHAR
Grãos adquiridos através de doação são cultivados em casa e podem ser consumidos de diversas formas

O Kefir, uma bebida fermentada formada por colônia de microorganismos — bactérias e leveduras — vem ganhando popularidade no País. Considerado um alimento supersaudável, os grãos de Kefir são adquiridos através de doação e podem ser cultivados em leite ou água.
A nutricionista Isadora Veiga Jardim explica que o alimento é probiótico e muito rico nutricionalmente. “A bebida é rica em vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais.
Está relacionado ao fortalecimento do sistema imunológico pelo auxílio da saúde intestinal com o restabelecimento do equilíbrio e da integridade da flora, além de melhorar o funcionamento do intestino; auxiliar no controle dos níveis de colesterol e ter ação anti-inflamatória. Estudos vem demonstrando, inclusive, um efeito anti-tumoral”, conta.
Diante dos inúmeros benefícios, a bebida ganha cada vez mais adeptos, mas a nutricionista ressalta que alguns cuidados na manipulação da bebida são necessários, como a escolha dos grãos e a higiene dos utensílios utilizados. “É importante se atentar para as boas práticas de higiene ao manipulá-lo para evitar possíveis contaminações.”
Além disso, Isadora diz que não costuma indicar a bebida para mulheres com candidíase de repetição, pois nela há o fungo “Cândida Albicans”, que pode influenciar no processo. No entanto, a nutricionista ressalta que, tirando isso, não há contra-indicação para o uso do kefir.
A bebida pode ser preparada em casa a partir da fermentação dos grãos doados e consumida sob diversas formas: in natura, em patês, iogurtes ou batida com frutas, por exemplo.
“As pessoas estão entendendo cada vez mais a importância de cuidarmos do nosso intestino com boas bactérias a fim de garantir saúde. Dessa forma, o kefir é uma boa opção, pois além dos seus benefícios é uma alternativa de baixo custo e apresenta várias possibilidades de ser consumido”, finaliza.