Rússia vai reforçar controle sobre importações de alimentos turcos

Tensão entre dois países aumenta ainda mais depois da derrubada de um avião russo

Foto: Presidência da Rússia

Foto: Presidência da Rússia

A Rússia anunciou nesta quinta-feira (26/11) que vai reforçar o controle sobre as importações de alimentos turcos devido a violações das normas de segurança alimentar, aumentando ainda mais a tensão com Ancara depois da derrubada de um avião russo.

Cerca de 15% da produção agrícola turca “está com níveis de pesticidas, nitratos e nitritos consideravelmente acima dos limites de segurança”, disse o ministro da Agricultura Alexander Tkachev.

“Tendo em conta as repetidas violações por parte dos produtores turcos de normas russas, o governo [russo], através da agência de segurança alimentar, vai reforçar o controle sobre o fornecimento de produtos agrícolas e alimentos provenientes da Turquia”, adiantou Tkachev.

A Rússia vai “levar a cabo fiscalizações adicionais na fronteira e nos locais de produção de alimentos na Turquia”, destacou.

A medida anunciada agora pelo ministro da Agricultura surge poucos dias depois de a Turquia ter derrubado um avião de combate russo, na fonteira com a Siria.

Na terça-feira, a Turquia anunciou que dois dos seus caças-bombardeiros F-16 tinham abatido um SU-24 russo que tinha violado o espaço aéreo turco dez vezes num período de cinco minutos, ao longo da fronteira com a Síria, ignorando todas as advertências.

Em reação, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que o abate do avião russo pela Turquia tinha sido “uma facada nas costas” que teria “consequências sérias” nas relações entre os dois países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.