Felipe Cardoso
Felipe Cardoso

Rumo à ISS: EUA acaba de lançar nave SpaceX tripulada por dois astronautas

Esta é a primeira vez, em nove anos, que a Nasa envia astronautas direto dos EUA. Desde a aposentadoria de seus ônibus espaciais, lançamentos eram feitos no Cazaquistão

Foto: Reprodução

Em uma nova tentativa — dessa vez bem sucedida — a SpaceX e a Nasa finalmente realizaram o lançamento de dois astronautas para uma viagem ao espaço. O primeiro do primeiro foguete tripulado da empresa foi lançado pontualmente às 16h22 — horário de Brasília.

O feito, considerado um marco para a agência espacial norte-americana, ganhou transmissão ao vivo e internacional feita pela própria Nasa.

A última tentativa de decolagem acabou interrompida devido às condições climáticas inadequadas aos olhos do Centro Espacial John F. Kennedy, no Cabo Canaveral, na Flórida (EUA).

Caso a decolagem não fosse realizada hoje, uma nova tentativa ocorreria no domgino, 31. No entanto, ainda que, novamente, não desse certo, a Nasa, em breve o lançaria, haja vista que chegou a considerar “novas janelas de oportunidades” dentro das próximas semanas.

Vale lembrar que esta é a primeira vez, em nove anos, que a Nasa envia astronautas para Estação Espacial Internacional (ISS) direto dos EUA. Conforme mostrado pela UOL, desde a aposentadoria de seus ônibus espaciais no ano de 2011, os lançamentos eram feitos do Cazaquistão com uma nave russa.

Embarcaram na missão os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley, ambos com ampla bagagem e experiência advindas de outras missões. Ambos viajaram no foguete Falcon 9 acoplado pela cápsula Crew Dragon, ambos fabricados pela SpaceX. O presidente Donald Trump acompanhou o lançamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.