COMPARTILHAR

O ex-ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, criticou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que culpou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil.

Para Ricupero, se simpatizar com países estrangeiros que agem como agressores contra o Brasil é “o que, em outras épocas, se chamaria de traição da pátria”. O ex-ministro também disse que o Brasil tem de se unir em torno dos interesses nacionais.

Na última quarta-feira, 9, Ricupero afirmou que a taxação imposta por Trump se tratava “de fato extremamente grave, o mais grave nas relações entre os dois países pelas seguintes razões: partiu do próprio presidente Trump, a mais alta autoridade dos Estados Unidos. Não foi mera declaração na mídia social, mas foi feita numa carta dirigida diretamente ao presidente Lula. Começa por uma intervenção inaceitável contra a soberania nacional, o que justifica, a meu ver, devolver a mensagem”.

O ex-ministro disse que a tarifa configura uma “agressão econômica seríssima” para defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e inviabiliza qualquer exportação brasileira aos EUA. O ex-embaixador avalia que a medida obriga o Brasil a reagir “no mesmo nível”.

Leia também

Trump, tire suas mãos do Brasil: nossa democracia não está à venda