Rua é interditada após deslizamento de terra no Morro do Mendanha

Bloqueio deve permanecer até a próxima semana para que agentes possam fazer análises e ações emergenciais

A Defesa Civil de Goiânia interditou, nesta quinta-feira, 17, o trecho da rua Mantiqueira, no Setor Jardim Petrópolis, em razão de um desabamento de terra ocorrido na noite desta quarta-feira, 16, no Morro do Mendanha. De acordo com o órgão, a rua deve permanecer bloqueada até a próxima semana. Ainda na tarde de hoje, a equipe da Comurg foi até o local para fazer a limpeza da rua.

De acordo com o coordenador Operacional da Defesa Civil de Goiânia, Anderson Marcos de Sousa, os moradores da região estão sendo orientados sobre os riscos de novos desabamentos. “Além desse trabalho emergencial, estamos analisando ações que devem ser feitas de forma preventiva, a médio e longo prazo, para impedir novas ocorrências”, afirmou. Como parte das ações a serem implementadas nos próximos dias para evitar novos desastres, Anderson explica que será feita a retirada das árvores com chance de cair no caso de aumento das chuvas na região.

As autoridades já haviam anunciado risco de desabamento desde o dia 22 de janeiro. A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), inclusive, já havia colocado barreiras preventivas para manter somente o funcionamento de meia pista desde aquela data. Em janeiro deste ano, um novo deslizamento de terra foi registrado na Rua da Mantiqueira. Na ocasião, parte da encosta do morro deslizou e um pouco de terra chegou a cair no asfalto. Depois do fato, equipes da Defesa Civil e Amma começaram a monitorar a área.

Ainda, naquele episódio, entre as medidas emergenciais propostas, foi feita a poda das árvores que estão às margens do morro. Para Anderson, a longo prazo os técnicos devem fazer um estudo mais amplo em toda a área do morro para dar uma solução definitiva ao problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.