Rótulo produzido no interior de Goiás conquista medalha de ouro em uma das maiores competições de vinhos do mundo
20 junho 2026 às 16h02

COMPARTILHAR
Um vinho produzido em Goiás conquistou medalha de ouro no Decanter World Wine Awards 2026, uma das mais prestigiadas competições internacionais do setor vitivinícola. O resultado foi divulgado em Londres, após a avaliação de aproximadamente 17 mil rótulos provenientes de 58 países.
O destaque goiano foi o Udu de Coroa Azul Grande Reserva Cabernet Franc 2023, elaborado pela vinícola São Patrício, sediada em Rianápolis. Produzido exclusivamente com uvas Cabernet Franc cultivadas no Vale do São Patrício, o vinho ajudou a colocar Goiás entre os quatro estados brasileiros premiados com medalha de ouro na edição deste ano.
Além do reconhecimento internacional, o resultado contribuiu para um desempenho histórico do Brasil no concurso. Ao todo, o país conquistou 221 medalhas, incluindo quatro ouros, reforçando o crescimento da qualidade da produção nacional.
Segundo a descrição técnica do rótulo, o vinho apresenta aromas de menta, violeta, sálvia, tomilho e frutos silvestres, combinados com acidez marcante. Essas características são atribuídas às condições do terroir da região, que reúne solo argilo-arenoso profundo, clima seco e grande variação de temperatura entre o dia e a noite durante o período de maturação das uvas.
Realizado anualmente em Londres, o Decanter World Wine Awards reúne especialistas que avaliam os vinhos por meio de degustações às cegas. As amostras recebem classificações que vão de bronze a ouro, além das categorias superiores platina e Best in Show, reservada aos rótulos mais bem avaliados da competição.
Além do vinho goiano, outras três medalhas de ouro brasileiras foram conquistadas pelos rótulos Syrah Gran Reserva Colheita de Inverno 2024 e Signature Cabernet Franc 2023, da Casa Geraldo, em Minas Gerais, e pelo espumante Ouro Moscatel, da vinícola Salton.
Fundada em 2019 e comandada pela enóloga Bárbara Marques, a vinícola São Patrício é uma das mais jovens entre as premiadas e vem consolidando o Vale do São Patrício como uma região emergente na produção de vinhos de qualidade no Brasil.
Leia também
Sommeliers avaliam a qualidade do vinho produzido no cerrado goiano; confira



