A Rota Verde Goiás, concessionária responsável pelos trechos goianos da BR-060, entre Goiânia e Rio Verde, e da BR-452, até Itumbiara, iniciou oficialmente a operação de serviços aos usuários no último dia 29. Com frota de 33 veículos e mais de 200 profissionais de atendimento contínuo, a companhia realizou 504 atendimentos nos primeiros quatro dias de funcionamento, incluindo socorro mecânico, pré-hospitalar, guincho e inspeção de tráfego. Vale reforçar que a cobrança de pedágio, no formato free flow, só começa a valer a partir de abril de 2026.

Segundo o gerente de contrato da Rota Verde, Rafael Silveira, o projeto de concessão passou por estudos técnicos, análises do Tribunal de Contas da União (TCU) até o leilão, realizado no modelo de maior desconto tarifário. Estão previstos R$ 6,7 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos, incluindo melhorias operacionais, obras e manutenção, além da estimativa de criação de 58 mil empregos diretos e indiretos.

Após a concessão, a concessionária iniciou um plano emergencial, exigido pelo Governo Federal, para uma série de melhorias nos trechos. Foram recuperados, segundo a empresa, 203,5 mil m² de pavimento, 710% além do previsto, revitalizada a iluminação em cerca de 5,4 km de trechos, e intervenções estruturais em pontes. A empresa substituiu 196 placas de sinalização.

“Esse processo leva cerca de dois anos, entre estudo de demanda, viabilidade e análise regulatória. Nossa concessão prevê investimentos robustos e melhoria contínua do sistema rodoviário”, afirmou Silveira.

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Rafael Silveira – Rota Verde Goiás | Foto: Guilherme Alves/ Jornal Opção

Estrutura de atendimento ao usuário

De acordo com Othon Almeida, gerente de Operações da Rota Verde, foram ativados serviços de atendimento pré-hospitalar, guinchos leve e pesado, apoio mecânico, monitoramento 24h por dia e equipes de inspeção rodoviária. Caminhões-pipa também atuam na prevenção e combate a incêndio, além do reconhecimento de animais na pista.

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Othon de Almeida – Rota Verde Goiás | Foto: Guilherme Alves/ Jornal Opção

Os Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs) provisórios já estão abertos ao público. Os pontos oferecem estrutura de apoio, água, sanitários e suporte básico ao motorista. Ao todo, serão nove SAUs, sendo cinco na BR-060 e quatro na BR-452.

“Registramos média de 157 ocorrências por dia nesses primeiros dias. Destacam-se a retirada de objetos da pista, pane mecânica e remoção de veículos. Em muitos casos, o motorista está exposto no acostamento, e nosso papel é levar segurança e atendimento rápido”, explicou Almeida.

Balanço operacional inicial

Desde o início das operações, foram 504 atendimentos:

Tipo de ocorrênciaQuantidade
Objetos na pista234
Pane mecânica127
Pane elétrica14
Pneu furado14
Remoção de veículos70 (39 leves e 31 pesados)
Orientação ao usuário6
Acidente com vítima5

Do total, 60% das ocorrências ocorreram na BR-060 (300 registros) e 40% na BR-452 (204 registros).

Segundo a concessionária, o atendimento visa minimizar riscos ao motorista e reduzir o tempo de resposta em emergências.

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