A concessionária Rota Verde Goiás instalou nesta quinta-feira, 12, o segundo pórtico de pedágio eletrônico na BR-060, no município de Acreúna, no km 326, na pista no sentido Rio Verde/Goiânia. A operação começou por volta das 10h e exigiu a interdição total do tráfego por alguns minutos. Às 12h, uma das duas faixas foi liberada e o fluxo de veículos voltou a circular normalmente.

Na quarta-feira, 11, a estrutura já havia sido instalada no sentido contrário da rodovia, de Goiânia para Rio Verde.

Ao todo, a BR-060 e a BR-452, no trecho entre Goiânia e Itumbiara, passando por Rio Verde, terão oito pontos de pedágio, todos com cobrança eletrônica. A concessionária informou que a instalação dos demais pórticos ocorrerá em breve, com divulgação prévia.

As estruturas metálicas são instaladas sobre a pista e funcionam como postos inteligentes, equipados com câmeras, sensores, antenas, iluminação e cabeamento para identificação dos veículos e cobrança automática. Ainda não há data definida para o início da cobrança nem para a divulgação dos valores das tarifas.

Concessão

A Rota Verde Goiás é responsável por 426,2 quilômetros de rodovias, em um corredor considerado estratégico para o escoamento da produção agrícola, principalmente soja e milho, além de produtos industriais. O trecho também é utilizado por multinacionais e para a realização de grandes eventos.

O contrato de concessão, firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), prevê investimentos de cerca de R$ 7 bilhões. O modelo de gestão tem como objetivo ampliar a segurança, o conforto e a eficiência para os usuários, além de gerar cerca de 58,3 mil empregos diretos e indiretos.

Leia também:

Rota Verde inicia serviços operacionais na BR-060 e BR-452 e registra mais de 500 atendimentos em quatro dias