Roseana Sarney renuncia ao governo do Maranhão

Há seis dias, a filha de José Sarney organizou uma festa de despedida na Casa de Veraneio

Foto: Antônio Martins

Roseana Sarney e Arnaldo Melo / Foto: Antônio Martins

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), filha do ex-presidente da República e senador José Sarney, renunciou durante pronunciamento nesta quarta-feira (10/12), ao cargo que ocupava no Estado do Nordeste. O mandato foi interrompido sob alegação de problemas de saúde. Roseana, que já governou Maranhão por três mandatos, anunciou a medida 21 dias antes da data que deverá sair do cargo definitivamente, quando Flávio Dino (PC do B) será empossado novo governador.

Com o afastamento, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Arnaldo Melo (PMDB), assume a frente do governo do Maranhão. Isso porque o vice Washington Luiz, renunciou ao cargo em novembro de 2013 para assumir uma vaga como conselheiro do Tribunal de Contas. Roseana Sarney atribuiu a saída do cargo à necessidade de cuidar da sua saúde.

Em seu discurso, durante solenidade no Palácio dos Leões, sede do Governo do Maranhão, Roseana agradeceu aos políticos e ao povo do Estado. “Terão sempre meu amor eterno e minha gratidão perpétua”, e continuou: “Saio com a certeza do dever cumprido e com  esperança renovada de que trilhamos um bom caminho. Desejo ao meu sucessor que tenha êxito no seu mandato”. Participaram do evento o pai de Roseana, José Sarney, secretários de Estado, deputados e representantes da classe política do Maranhão.

Conforme nota publicada no site do governo do Maranhão, Roseana agradece aos maranhenses e a todos os moradores do Estado. “Foram anos de muito trabalho. Nos últimos meses, cumpri uma extensa agenda de visitas, vistorias e inaugurações de obras em dezenas de cidades do Maranhão. Agora, por recomendações médicas, me recolho para um descanso necessário, pelo bem da minha saúde. Aos maranhenses e àqueles que escolheram nosso estado para viver, o meu muito obrigada por terem me dado a honra de representá-los. Peço a Deus que abençoe a todos e que ilumine os nossos futuros governantes”.

Festa de despedida

No último dia 4, quinta-feira, a fim de se despedir do governo, Roseana realizou uma grande festa de despedida na Casa de Veraneio, mansão oficial do Estado. A festança teve a presença de diversas figuras políticas da base aliada. Empolgada, a então governadora cantou e dançou no palco.

A mansão, localizada na Praia de São Marcos, é conhecida por abrigar festas luxuosas do governo do Maranhão. O governador eleito Flávio Dino já afirmou que vai vender a mansão assim que tomar posse, com o intuito de colocar fim ao “luxo” dos governantes do Estado.

Roseana já havia afirmado em junho que não disputaria nenhum cargo eletivo este ano, dizendo que novas pessoas iriam surgir na política. “Não quero mais disputar eleição. Não quero saber mais de mandato. Vou sempre ajudar o Maranhão. Mas, agora, quero cuidar da minha vida! Eu estou perdendo toda a minha biografia. Estava virando apenas a filha de Sarney. Eu tenho uma vida política própria. Fui a primeira mulher governadora do país. Sempre tive uma forte atuação na luta das mulheres”, publicou em sua página no Facebook em junho deste ano.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.