A Universidade Estadual de Goiás (UEG) publicou, na última segunda-feira, 5, o edital para o Processo Seletivo Vestibular UEG 2024/2 – Curso de Medicina, com 30 vagas para a unidade universitária de Itumbiara. As inscrições podem ser feitas até 5 de março pelo site da UEG. O vestibular estava suspenso desde 2021 após o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) solicitar imediata interrupção das atividades do curso por falta de condições de funcionamento.

O governador Ronaldo Caiado (UB) comemorou a retomada do vestibular, que ocorre após toda uma reestruturação do curso. “O curso de medicina era feito sem professor. Agora vamos para um vestibular de uma faculdade de Medicina capaz de formar jovens competentes, padrão de excelência, padrão do Governo de Goiás” disse. “Mas para isso se tornar uma realidade, tivemos que construir toda uma estrutura, como também contratar e já nomear técnicos e professores”, completou o governador. Ele destacou ainda a importante parceria com o SUS e a estrutura do Hospital São Marcos.

O pré-candidato à Prefeitura de Itumbiara, deputado Gugu Nader (Agir), comprometeu-se a destinar cerca de R$ 1 milhão de suas emendas para a reforma do câmpus no município. Além do Conselho Estadual de Educação e do Governo de Goiás, participaram da reestruturação o reitor da UEG, Antonio Cruvinel, a coordenadora local da UEG, Yara Oliveira, e o professor Victor Fernandes, coordenador do curso de medicina.

A taxa de inscrição do vestibular é de R$ 180, sendo isenta para titulares ou dependentes no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e doadores de sangue, medula óssea e leite materno. Conforme o edital do processo seletivo da UEG, o período para solicitar isenção de taxa de inscrição segue aberto até o dia 14 de fevereiro.

Há vagas reservadas ao sistema de cotas, voltadas a candidatos que comprovadamente sejam oriundos de rede pública de educação básica, negros, indígenas ou pessoas com deficiência. São oferecidas ainda duas vagas suplementares aos quilombolas.

As provas serão aplicadas no dia 28 de abril, em Goiânia e Itumbiara. O resultado final da seleção será divulgado em 21 de junho e o início das aulas ocorrerá no mês de agosto.