A Romaria do Divino Pai Eterno 2025 foi encerrada neste domingo, 6, em Trindade (GO), consolidando-se como um dos maiores eventos religiosos do país ao atrair 4,3 milhões de pessoas entre 27 de junho e 6 de julho. Ao longo dos dez dias de festa, os devotos assistiram à chegada do maior sino que badala do mundo, o “Vox Patris”, caminharam até 18 km pela GO‑060, além de assistirem ao desfile de 432 carros de boi. 

Sob o tema “Fazei‑nos Peregrinos de Esperança”, a edição comemorou 185 anos de devoção com milhares de cavaleiros, muladeiros e um complexo montado especialmente para receber as dezenas de famílias, idosos e jovens que mantiveram viva a tradicional caminhada desde Goiânia.

A Prefeitura de Trindade divulgou nesta segunda-feira, 7, o balanço das ações durante a festividade, que nessa edição alcançou aumento de aproximadamente 15% no número de romeiros em comparação com 2024, com 2.500 colaboradores envolvidos na organização.

Para atender à multidão que circulou por cerca de 250 mil pessoas nos centros de acolhimento (complexo Juarez Freire e Parque Lara), foram montados o maior palco de todos os tempos em Trindade, além de 550 tambores e 70 caçambas voltadas à coleta eficiente de 228 toneladas de lixo apenas na área da romaria, 1.150 t considerando o perímetro total da cidade. 

O público foi atendido via 300 mil conduções de acolhimento nos portais, matriz e na secretaria, além de 17.438 atendimentos médicos e procedimentos de saúde e 4.326 acolhimentos assistenciais. A rede hoteleira operou com 85% de ocupação durante os dez dias, enquanto 75% dos romeiros declararam estar satisfeitos com os serviços prestados. Ainda, a prefeitura pôde emitir 2.055 alvarás provisórios e realizara 6.000 refeições para servidores e agentes de segurança.

Em termos de segurança, o saldo foi positivo: nenhum homicídio, tentativa de homicídio ou estupro foi registrado. Os furtos caíram mais de 60% em comparação a 2024, e a recaptura de foragidos aumentou 260%.

Ainda segundo a prefeitura, o evento movimentou cerca de R$ 45 milhões na economia local, criando 6.000 empregos temporários diretos e indiretos. O consumo de água cresceu 25% em comparação ao ano anterior, baixo diante da magnitude do evento.

O prefeito de Trindade, Marden Júnior, destacou que o momento é importante para prestar contas à população e reconhecer o trabalho das equipes envolvidas. “É uma Romaria histórica, que mostrou a força da fé e também o compromisso de todas as instituições com a organização e o acolhimento. Essa transparência reforça nossa responsabilidade de cuidar bem de cada pessoa que passou por Trindade”, afirmou.

Leia também:

Selma Kamenach assume comando do PT em Bela Vista de Goiás e já articula chapa para 2026

Resultado da primeira chamada do Prouni 2025 sai nesta segunda-feira; veja como acessar