Rogério Rosso oficializa candidatura à presidência da Câmara

PSD confirmou nome do deputado federal para a sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e coloca em dúvida a realização de prévias do Centrão

Rogério Rosso discursando antes do primeiro turno | Foto: Luis Macedo

Esta será a segunda vez que Rosso disputa a vaga nessa legislatura | Foto: Luis Macedo

O PSD oficializou, nesta quinta-feira (1º/12), o nome do deputado federal Rogério Rosso para a disputa da presidência da Câmara dos Deputados. A confirmação coloca em dúvida a viabilidade da realização de prévia do grupo de partidos considerados do “Centrão”, que iria unificar todas siglas em torno de uma só candidatura.

Embora exista um parecer da assessoria da Câmara dos Deputados que afirme que a regra que impede a reeleição em uma mesma legislatura também vale para mandatos-tampão, o atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tenta conseguir outros pareceres para conseguir se viabilizar. A expectativa do Centrão era de que, com a unificação, conseguissem fazer frente à Maia caso ele consiga disputar.

Com o lançamento de candidatura em separado do PSD, o nome do Centrão teria, no entanto, baixa de 37 dos 219 deputados do grupo. Isso significa que, se conseguisse apoio total,  o candidato teria 182 votos. Fazem parte do Centrão as siglas PP, PR, PSD, PTB, PROS, PSC, SD, PRB, PEN, PTN, PHS e PSL.

Além de Rosso, também estava cotados os nomes do goiano Jovair Arantes (PTB-GO) e do atual 1º secretário Beto Mansur (PRB-SP). No começo da semana, Jovair defendeu a realização de prévias e afirmou que o apoio dos deputados do grupo seria muito importante para a candidatura do escolhido. A definição dos nomes prévia estava marcada para esta quinta-feira (1º), mas foi adiada para a próxima semana.

Esta será a segunda vez que Rosso disputa a vaga nessa legislatura. Em julho, ele foi vencido por Rodrigo Maia na disputa pela sucessão do ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que havia renunciado ao cargo.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.