O prefeito Rogério (Republicanos) lança, nesta sexta-feira, 24, as primeiras obras de requalificação do Centro. A primeira etapa contará com restauração do pavimento asfáltico e calçadas, além da instalação de lâmpadas de LED em 30 ruas e cinco avenidas da região Central. As obras fazem parte do Programa Centraliza, lançado no mês passado, e a solenidade será na Praça José Honorato, na Rua 59, a partir das 11h30.

“Estamos trabalhando para que o Centro seja requalificado e reocupado, com oportunidades para quem quer morar, trabalhar, empreender, estudar, investir e se divertir nesse setor tão importante para a cultura e história da nossa Capital. O recapeamento asfáltico e a modernização da iluminação são algumas das diversas ações que serão executadas no Centro”, afirma o prefeito.

Conforme adiantado pelo Jornal Opção, o planejamento para a reestruturação do Centro de Goiânia inclui a pedestrianização e incentivo à movimentos artístico e culturais. A ideia é fechar um trecho de quase 1km da Avenida Anhanguera durante alguns períodos para priorizar o pedestre.

Leia também: Centro de Goiânia: trecho de quase 1km da Anhanguera pode ser fechado para veículos para priorizar pedestre

Proposta de pedestrianização para a Avenida Anhanguera | Foto: Reprodução

O programa inclui, além do Manto de Nossa Senhora, como é denominado o traçado do centro histórico de Goiânia, regiões adjacentes com problemas de segurança pública, infraestrutura, mobilidade, bem-estar, lazer e convivência, falta de atrativos e ausência de pessoas.

Os eixos temáticos propostos pela prefeitura de Goiânia tem como objetivo “levar goianiense de volta à emblemática região da cidade para morar, divertir, conhecer, trabalhar, estudar, investir, conviver e se desenvolver”.

Isenção de IPTU

Outra forma vista pela prefeitura para movimentar o Centro é a isenção de IPTU para estacionamentos horizontais e verticais. A proposta apresentada em outubro especifica ainda a isenção total do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) na aquisição do imóvel.

Benefícios fiscais

O projeto inclui ainda benefícios fiscais para comerciantes que readequarem as fachadas e engenhos publicitários, como a isenção do IPTU, sendo 100% por 3 anos e 40% por mais 2 anos. Os imóveis comerciais que passarem por processos de retrofit, restauração que preserva a arquitetura original, receberão 100% de isenção do IPTU por 5 anos e 40% por mais 3 anos.

Já os imóveis comerciais das áreas de potencialidades econômicas receberão isenção total do ITBI nas transmissões registradas no cartório competente dentro de um prazo máximo de 5 anos.

Leia também:

Revitalização do Centro de Goiânia pode ser tiro de misericórdia no comércio

Centro de Goiânia: revitalização inclui isenção de imposto, ‘pedestrianização’ e incentivo à cultura