Rogério Cruz repassa capacetes Elmo e respiradores à Santa Casa de Misericórdia

Equipamentos auxiliam no tratamento de pacientes com síndrome respiratória grave causada pela Covid-19

Prefeito Rogério Cruz entrega equipamentos na Santa Casa de Misericórdia / Foto: Reprodução

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), entregou, nesta sexta-feira, 9, 20 capacetes Elmo e cinco respiradores à Santa Casa de Misericórdia. Os equipamentos foram recebidos pela Secretaria Municipal de Saúde via Governo de Goiás. Os equipamentos serão utilizados no tratamento de pacientes com síndrome respiratória grave causada pela Covid-19. Outras unidades de saúde também serão contempladas.

“Para nós, é uma alegria e satisfação muito grande por entregar alguns materiais importantes para a Santa Casa, hospital que sempre foi referência em nosso município e no Estado. Estamos trabalhando para dar qualidade de vida para as pessoas. Investir em saúde contribui com esse objetivo”, pontuou.

Produzido por pesquisadores do estado do Ceará, o capacete já é utilizado no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC), em Goiânia, na triagem de pacientes que chegam com insuficiência respiratória, evitando, muitas vezes, a intubação.

Como funciona o Elmo

O Capacete de Respiração Assistida envolve toda a cabeça do paciente. Ele é fixado no pescoço com uma base que veda a passagem do ar. Aplica-se um fluxo de gases medicinais com oxigênio (O2) e ar comprimido capazes de gerar uma pressão positiva (acima da pressão atmosférica). Essa pressão ajuda em situações em que o pulmão está com dificuldades de oxigenação. O Elmo pode ser esterilizado e reutilizado em outros pacientes, daí a importância do equipamento no tratamento contra a Covid-19.

“São dispositivos que evitam ou melhoram a facilidade da saída dos pacientes que vão à ventilação mecânica. São ventiladores modernos que garantem segurança. Esses capacetes podem funcionar como isolamento desses pacientes, e podem evitar que sejam intubados, ou seja, são equipamentos que garantem mais segurança e conforto para que as pessoas sejam atendidas”, explica o secretário municipal de saúde, Durval Pedroso.

Além do prefeito, participaram do ato a primeira-dama Thelma Cruz e o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, além da superintendente-geral da Santa Casa, Irani Ribeiro, e o superintendente administrativo, Irondes José de Morais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.