Rodrigo Maia é “reeleito” presidente da Câmara dos Deputados
02 fevereiro 2017 às 15h01

COMPARTILHAR
Apesar de ter sua candidatura muito questionada, deputado do DEM conseguiu se manter no cargo que ocupa desde julho do ano passado
O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito, nesta quinta-feira (2/2), presidente da Câmara dos Deputados. Com 293 votos, ele foi mantido no cargo que ocupa desde julho do ano passado, quando substituiu o ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou ao cargo.
[relacionadas artigos=”86218″]
Justamente por já estar no cargo, em um mandato-tampão, sua candidatura era bastante contestada em várias ações no Supremo Tribunal Federal (STF). Isso porque o regimento interno proíbe a reeleição em uma mesma legislatura. Na noite da última quarta-feira (1º), no entanto, o ministro Celso de Mello liberou que ele disputasse mesmo que o caso ainda não tenha sido votado em definitivo na Suprema Corte.
Candidato de Goiás, o deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO) ficou em segundo lugar, com 105 votos. Em seguida, vieram André Figueiredo (PDT-CE), com 59 votos; Luiza Erundina (Psol-SP), com 10; Júlio Delgado (PSB-MG), com 28; e o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), com quatro votos. Cinco deputados votaram em branco.
Além de Maia, cinco deputados oficializaram as candidaturas para a presidência da Casa: André Figueiredo (PDT-CE), Jovair Arantes (PTB-GO), Luiza Erundina (PSOL-SP), Júlio Delgado (PSB-MG). O último a registrar seu nome foi o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). O deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que havia sido um dos primeiros a se candidatar, desistiu.