Pré-candidato pelo Republicanos é ex-secretário de Segurança Pública de Goiás

Ex-secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Rodney Miranda (Republicanos) é pré-candidato a uma vaga de deputado federal para, segundo ele, utilizar a experiência com legislação criminal como instrumento de promoção de mudanças na segurança nacional. “Hoje nós temos uma legislação criminal extremamente branda, que dificulta muito o trabalho da polícia e da Justiça contra aqueles que cometem crime”, critica. Pensando nisso, quer trocar os “direitos e garantias dos criminosos” e inverter a balança que, para ele, acumula “deveres e obrigações para a maioria esmagadora da população de bem”.

Rodney Miranda já esteve perto da Câmara Federal nas últimas eleições, quando tentou mandato pelo Espírito Santo e ficou na primeira suplência. “No ano passado completei 11 anos a frente da SSP. Goiás deu minha terceira oportunidade de ser secretário e, com 40 anos de experiência de segurança pública, tenho expectativa de poder levar isso para o Congresso”, afirma.

Delegado aposentado da Polícia Federal, Rodney Miranda foi secretário de Segurança por mandatos no Espírito Santo, entre 2003 e 2010. Em seguida, foi eleito deputado estadual e prefeito de Vila Velha, entre 2013 e 2016. Em Goiás, foi secretário do governador Ronaldo Caiado (UB) a partir de 2019. Nos dois estados, Rodney ficou conhecido por ter uma atuação operacional, ao lado dos agentes na rua. Por aqui, inclusive, cegou a comandar a caçada ao serial killer Lázaro Barbosa.