Roberto Naves tem mais de 60% dos votos válidos, diz Serpes

A pesquisa aponta que o atual prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP), deve ser reeleito neste domingo, 29

Roberto Naves, prefeito de Anápolis, e Antônio Gomide, ex-prefeito | Foto: Jornal Opção

Pesquisa Serpes realizada na quinta-feira, 26, mostra que o atual prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP), deve ser reeleito neste domingo, 29. Os indicadores apontam o pepista como favorito dos anapolinos na disputa pela prefeitura da cidade com 60,5% das intenções de voto, contra 39,5% do seu adversário Antônio Gomide (PT).

Este é o levantamento do cenário de votos válidos, que não considera os votos nulos, brancos e as abstenções, que é utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para definir o ganhador do pleito.

A vantagem de Naves é de 21 pontos porcentuais e está fora da margem de erro de 4,9% pontos para mais ou para menos. O candidato a reeleição também lidera na pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Naves aparece com 49,6% das intenções de votos dos anapolinos, enquanto Gomide foi escolhido por apenas 34,4% dos entrevistados. A diferença entre os candidatos nesta modalidade é de 17,2 pontos porcentuais.

A pesquisa estimulada considera os votos nulos, brancos e abstenções, De acordo com os eleitores que responderam à pesquisa, 12,7% afirmaram que anularão o voto, ou não votarão. Apenas 5,2% ainda não decidiram em quem votar.

Roberto Naves também lidera no levantamento espontâneo, quando o eleitor diz em quem pretende votar. O pepista aparece com 47,9% das intenções de votos. Já Gomide aparece com 39,2% das intenções de voto. A pesquisa aponta que 13% dos eleitores anularão ou não votarão no segundo turno, enquanto 7,2% ainda não decidiu em quem votar.

A pesquisa Serpes também fez a apuração da rejeição dos candidatos. Antônio Gomide aparece com maior rejeição entre os eleitores onde 32,4% afirmam que não votariam no candidato. O atual prefeito Roberto Naves tem baixa rejeição, apenas 23,7%.

A pesquisa tem 95% de índice de confiança e foi registrada com o número GO 02189/2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.