Roberto Naves e Edward Madureira anunciam instalação de polo da UFG em Anápolis

Encontro entre prefeito e reitor ocorreu durante visita ao CEITec, que fica no complexo que será formado pelo Parque das Águas e Jardim Botânico no município

Foto: Reprodução

Os gestores Edward Madureira, reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), e o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, anunciaram uma sequência de parcerias firmadas entre a instituição de ensino e o Executivo municipal. O resultado dessa aliança será a instalação da UFG no espaço de laboratórios avançados de tecnologia, bem como a extensão de cursos de pós-graduação no município.

O anuncio foi feito durante visita às instalações do Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEITec) – que vai abrigar startups, universidades e espaços compartilhados de trabalho (coworking). Na ocasião, o prefeito Roberto Naves apresentou também o programa Inovação, implementado nos últimos quatro anos e tido como responsável pela celeridade de processos relativos à administração pública.

Ele destaco, por exemplo, o controle da vacinação em combate à covid-19, que possibilita acesso a todos os dados daqueles que receberam a vacina, o lote, a data, dentre outras informações importantes. “Com a UFG aqui, vamos expandir isso. Teremos mais tecnologia, gestão e transparência”, destacou. Outra parceria anunciada foi a extensão dos cursos de MBA, mestrado e doutorado da UFG em Anápolis, além de pesquisas nas áreas de inteligência artificial, tecnologia, logística e gestão.

Segundo o reitor Edward Madureira, a proposta da instituição é colocar a serviço da sociedade tudo que é produzido dentro da universidade. Ao detalhar algumas pesquisas desenvolvidas em suas unidades, ele sugeriu ações que podem ser realizadas de imediato no CEITec, além de convidar a Prefeitura de Anápolis para conhecer os polos de desenvolvimento no campus, em Goiânia.

Fomento

O secretário municipal de Indústria, Comércio, Trabalho, Emprego e Renda, Marcos Abrão, enfatizou que a pandemia trouxe consigo o desafio de reinvenção. “A relação entre produção e consumo, por exemplo, precisa ser redesenhada. E onde? Justamente com empresas de tecnologia e inovação”, citou.

Para o deputado estadual Antônio Gomide, que trouxe a comitiva para a visita, o desejo é de que Anápolis tenha um polo da Universidade Federal de Goiás (UFG), e agora surgiu a oportunidade junto ao CEITec. “Queremos trazer para a cidade ideias e projetos”, ressaltou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.