“Ricardo Salles não foi uma indicação do Novo e, portanto, não representa a instituição”, diz Amoêdo

“Ministro foi escolhido e responde ao presidente Bolsonaro”, reiterou

Em nota de esclarecimento, o ex-presidenciável, João Amoêdo, e o Partido Novo, negaram que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, tenha sido indicação da sigla. “E, portanto, não representa a instituição”, escreveu o empresário no Twitter.

Amoêdo ainda completou: “O ministro foi escolhido e responde ao presidente Bolsonaro”. Questionamentos cresceram após as queimadas que vêm destruindo a Amazônia e o posterior posicionamento do ministro, que atribuiu incêndio à seca.

Além disso, Salles é alvo de pedido impeachment no STF, protocolado pela Rede Sustentabilidade. O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) chegou a questionar posicionamento do Novo devido à ligação com o ministro.

Filiado

Entretanto, o partido se posicionou nesta quinta-feira, 22, reiterando não ter ligações com Salles, apesar de ele ser filiado ao partido. “Não há qualquer interferência ou participação do partido na gestão do Ministério do Meio Ambiente. O ministro não mantém nenhum contato com o partido quanto aos seus planos, metas e objetivos para a pasta. Só temos conhecimento das suas ações quando divulgadas publicamente”, escreveu Amoêdo.

Ele ainda disse que, apesar haver resolução de maio para que filiados que ocupem cargos no Governo sem terem sido indicados pelo partido, regra não vale para o ministro, que foi nomeado antes da resolução.

“A resolução, como estabelece a lei, não tem efeito retroativo, e portanto, não se aplica ao ministro. Qualquer eventual sanção a um filiado do NOVO está prevista, e deve seguir rigorosamente o que está estabelecido no Estatuto do partido. O NOVO conta com o Conselho de Ética Partidária, um órgão colegiado e independente, apto a receber de seus filiados eventuais processos por descumprimento do Estatuto”, disse.

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Bete

Na próxima eleição vou lembrar bem quem nos deu as costas….SR.AMOEDO