O abandonado e endividado Jóquei Clube de Goiás, em Goiânia, pode virar um centro gastronômico e cultural. A proposta é que o espaço, hoje nas mãos da iniciativa privada, possa ser restaurado e reutilizado para eventos públicos voltados para arte, cultura e gastronomia.

A ‘reforma’ faz parte do plano da prefeitura de Goiânia para revitalizar o Centro da cidade que deve ser apresentado nos próximos 30 dias. A proposta, conforme mostrado em primeira mão pelo Jornal Opção, prevê a ‘pedestralização’ de um trecho de quase 1km da Avenida Anhanguera.

Leia também: Centro de Goiânia: trecho de quase 1km da Anhanguera pode ser fechado para veículos para priorizar pedestre

A possibilidade de transformação do espaço em um centro cultural já foi ventilada em 2021, mas o projeto não tomou corpo.

Apesar de pertencer à iniciativa privada, a professora de Arquitetura e Urbanismo Maria Esther aponta que existem dispositivos legais para que o espaço seja reaproveitado e transformado em uso social. “Existem formas de readequar o uso, mas por ser um espaço privado é preciso saber o valor dessa dívida e o valor do imóvel para que qualquer negociação se inicie”, diz.

Ela aponta ainda que a inclusão do espaço na requalificação do Centro de Goiânia pode deixar o projeto mais completo e atrativo para atividades econômicas e culturais.

Leia também:

Com dívida de R$ 41 milhões, Jóquei Clube segue abandonado

Confira qual era a música mais tocada no auge dos bailes do Jóquei Clube