Revista Época causa polêmica após capa sobre “pílula para gays”

Médico ouvido pela publicação acusa revista de sensacionalismo e de disseminar desinformações 

Infectologista Rico Vasconcelos lamentou publicação | Reprodução

A última edição da revista Época tem sido alvo de polêmica e sofrido críticas nas redes sociais após trazer, na capa da publicação, uma pílula identificada como “o novo medicamento que está fazendo os gays abandonar a segurança da camisinha”.

A pílula em questão é a Profilaxia Pré Exposição, conhecida como PrEP, usada para evitar a contaminação pelo vírus do HIV, além de ajudar a combater outras ISTs.

A reportagem ouviu o médico infectologista Rico Vasconcelos, coordenador do SEAP HIV, ambulatório especializado em HIV do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que vem participando de importantes estudos sobre a PrEP. Nas redes sociais, o especialista condenou a publicação e disse que a revista dissemina desinformações e é baseada em sensacionalismo.

“[O texto é] Repleto de equívocos que reforçam estigmas sobre temas que já estão soterrados de preconceitos, como por exemplo o fato analisado com julgamento moral de que gays são promíscuos, ou que somente os gays precisam se preocupar com HIV. Informa de maneira errada sobre o que é PrEP e PEP, troca nomes de entrevistados e joga no lixo tudo o que conversamos em horas de explicação”, lamenta o médico. (Confira publicação abaixo)

O que é a PrEP?

O Ministério da Saúde anunciou no ano passado que o Sistema Único de Saúde (SUS) passaria a disponibilizar o antirretroviral Truvada como profilaxia pré-exposição (PrEP) para populações sob maior risco de infecção por HIV. O comprimido combina duas drogas, o tenofovir e a entricitabina, e, se usado diariamente, diminui os riscos de contração do vírus.

Em entrevista ao Jornal Opção, à época, a infectologista Cristiane Cobal já alertava para os cuidados que devem ser tomados por aqueles que aderirem ao novo tratamento. “Camisinha ainda é melhor prevenção contra HIV”, destacou.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Julio Mazó

Sem falar no Grotesco erro de português na capa da revista..