Médico ouvido pela publicação acusa revista de sensacionalismo e de disseminar desinformações
A última edição da revista Época tem sido alvo de polêmica e sofrido críticas nas redes sociais após trazer, na capa da publicação, uma pílula identificada como “o novo medicamento que está fazendo os gays abandonar a segurança da camisinha”.
A pílula em questão é a Profilaxia Pré Exposição, conhecida como PrEP, usada para evitar a contaminação pelo vírus do HIV, além de ajudar a combater outras ISTs.
A reportagem ouviu o médico infectologista Rico Vasconcelos, coordenador do SEAP HIV, ambulatório especializado em HIV do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que vem participando de importantes estudos sobre a PrEP. Nas redes sociais, o especialista condenou a publicação e disse que a revista dissemina desinformações e é baseada em sensacionalismo.
“[O texto é] Repleto de equívocos que reforçam estigmas sobre temas que já estão soterrados de preconceitos, como por exemplo o fato analisado com julgamento moral de que gays são promíscuos, ou que somente os gays precisam se preocupar com HIV. Informa de maneira errada sobre o que é PrEP e PEP, troca nomes de entrevistados e joga no lixo tudo o que conversamos em horas de explicação”, lamenta o médico. (Confira publicação abaixo)
O que é a PrEP?
O Ministério da Saúde anunciou no ano passado que o Sistema Único de Saúde (SUS) passaria a disponibilizar o antirretroviral Truvada como profilaxia pré-exposição (PrEP) para populações sob maior risco de infecção por HIV. O comprimido combina duas drogas, o tenofovir e a entricitabina, e, se usado diariamente, diminui os riscos de contração do vírus.
Em entrevista ao Jornal Opção, à época, a infectologista Cristiane Cobal já alertava para os cuidados que devem ser tomados por aqueles que aderirem ao novo tratamento. “Camisinha ainda é melhor prevenção contra HIV”, destacou.
Sem falar no Grotesco erro de português na capa da revista..