Revista britânica coloca USP entre 100 melhores universidades na área de saúde

A instituição brasileira ficou em 84º lugar, segundo a Times Higher Education (THE), uma das publicações mais importantes no setor

Vista aérea da Faculdade de Medicina da USP | Foto: Divulgação

A respeitada revista Times Higher Education (THE), do Reino Unido, divulgou seu ranking das melhores universidades do mundo na área de saúde nesta quinta-feira, 16. A boa notícia para o Brasil é que a Universidade de São Paulo (USP) ficou no Top 100, com o 84º lugar. A má é que caiu dez posições em relação ao ano passado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Ainda assim, a instituição paulista lidera de forma absoluta entre as instituições de ensino brasileiras em três dos quatro campos do conhecimento – Saúde, Ciências da Vida e Ciências Psicológicas. Também é a primeira da América Latina.

Já nas Ciências Exatas, divide o topo com outras duas universidades do País – a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Globalmente, instituições de ensino superior dos Estados Unidos e do Reino Unido dominam as primeiras colocações do ranking.

A Universidade de Oxford foi a líder global nas pesquisas da área médica. A instituição britânica foi a responsável pelos estudos que levaram à criação, em parceria com a farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca, de uma vacina contra a covid-19, hoje a mais usada no Brasil na campanha nacional de imunização.

A THE é uma das mais importantes mundialmente em avaliação do ensino superior. Para elaborar a lista, usou 13 critérios. Entre os parâmetros estão, entre outros, a quantidade de citações em publicações acadêmicas, o grau de internacionalização, o ambiente de aprendizado e volume de projetos de inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.