A reunião entre o governador Ronaldo Caiado (UB) e a base de apoio entre deputados estaduais na manhã desta terça-feira, 26, serviu como preâmbulo da passagem de bastão para o sucessor natural da gestão caiadista, Daniel Vilela (MDB). Parlamentares ouvidos pela reportagem apontam que o clima foi amistoso e tratou de questões como o novo programa de emendas parlamentares e um movimento de aglutinação da base.

Parlamentares ouvidos sob reserva demonstraram que Caiado está em clima animado, tanto para a disputa própria à Presidência da República, quanto para a eleição do sucessor em Goiás. Um deputado comentou, inclusive, que durante o discurso, o governador disse que “daria a vida para eleger Daniel a governador”. “A base está coesa e a reunião é também uma preparação política e eleitoral para a transferência da gestão para Daniel Vilela”, disse um parlamentar da base.

Segundo alguns deputados, a perspectiva é que Daniel passe a compor cada vez mais os eventos e lançamentos do governo. “Quando ele foi passar a palavra para Daniel, ele chamou Vilela de “o governador que vai assumir no ano que vem”. Por fim, Daniel reforçou que a força política e eleitoral de Caiado são essenciais. “Vou precisar da sua ajuda e experiência para continuar avançando e também de uma base coesa de deputados”.

Uma das preocupações, no entanto, é com deputados que almoçam com o governo, mas beliscam com a oposição, referenciou um parlamentar que comentou que apesar da coesão da base é preciso “apertar as portas para saber quem está de fato na base”.

Novo programa e projeto sobre terras raras

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), disse que o clima foi favorável e que foram tratados de entregas do governo para o segundo semestre de 2025 e para o início de 2026. “Falamos de entrega de benefícios, o programa Goiás Crescimento, que vai atender 220 cidades e boa parte por indicação dos deputados e deputadas da base”, disse.

Peixoto confirmou que o evento de lançamento do programa será em outubro, em evento a ser realizado na Praça Cívica com a presença de prefeitos e deputados. “Para o programa Goiás Crescimento, nós havíamos destinado R$ 180 milhões, sendo 50% para a saúde e 50% livre. Nesse programa, os deputados e deputadas fizeram indicações como maquinários, veículos e infraestrutura”, reforçou.

O deputado Lincoln Tejota (UB) disse que o governador falou sobre a participação dos deputados nas entregas de programas e benefícios do governo e da perspectiva de deixar o governo a partir de abril. “A responsabilidade é grande, tanto do Daniel quanto nossa para continuar trabalhando para o desenvolvimento do Estado”.

Terras raras

Outro ponto discutido foi a apresentação de um projeto de Lei que cria um fundo para minerais críticos, além da priorização de licenças ambientais para a exploração dos minérios de terras raras, por exemplo. O projeto chega no contexto de disputa geopolítica sobre os minerais, com a China dominando o refinamento das terras raras, mas com Estados Unidos e Japão de olho na nova corrida pelo “petróleo do futuro”.

Representantes do governo japonês, por sinal, chegam em Goiás nesta quinta-feira, 28, para uma reunião com o governador e deputados estaduais. Está prevista ainda a visita a jazida de minérios em Minaçu ainda esta semana.

Leia também:

Deputados avaliam reunião da base como “tranquila” e destacam protagonismo de Daniel