Retrospectiva de 2019 e perspectivas para 2020 na educação municipal em Goiânia
05 janeiro 2020 às 18h00
COMPARTILHAR
Representantes da Secretaria Municipal de Educação e Esporte fazem autoavaliação positiva de 2019 e afirmam estar confiantes para 2020
Em balanço geral publicado pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) sobre a gestão administrativa de 2019, órgão destaca inauguração de salas modulares, obras e reformas em unidades educacionais, retomada de obras paralisadas e novas propostas pedagógicas. Confira dados apresentados pela secretaria em prestação de contas.
A SME afirma que encerra o ano satisfeita com os resultados das participações dos alunos da rede em diversas olimpíadas ao longo do ano. “Em muitas destas, foram conquistadas 109 medalhas, menções honrosas e muitos chegaram a fases finais, vivenciando novas experiências e desafios. Os resultados comprovam o empenho do ensino oferecido, dedicação e o estímulo ao mundo da ciência, tecnologia, leitura e escrita”.
Vagas para Educação Infantil
Sete centros municipais de Educação Infantil (Cmei) e uma escola de tempo integral foram concluídos. Outra maneira encontrada para ampliar o número de vagas da Educação Infantil foi a implantação de 38 salas modulares. Uma escola (Escola Municipal Sebastião Arantes) teve o período de funcionamento transformado em integral. Com estas medidas, a ampliação foi de aproximadamente duas mil vagas para a Educação Infantil (6 meses a 5 anos).
Escola Viva
Desde 2017, o Programa Escola Viva realiza repasses aos conselhos gestores de cada unidade para manutenção predial das instituições de ensino (manutenção elétrica e hidráulica, troca de telha, pintura). Em 2019, todas as instituições que possuem conselho gestor receberam verbas para manutenção predial, sendo 148 Cmei e 163 escolas.
Escola Acessível
Todas as instituições que possuem conselho gestor receberam verbas para adequações de acessibilidade
Perspectivas
Para 2020, espera-se inaugurar 11 obras de Cmei paralisadas. A previsão é de duas mil novas vagas. Há o planejamento para instalação de mais cem salas modulares e construção de 25 novos Cmei, já autorizados pelo prefeito Iris Rezende (MDB). Se concretizadas, as ações resultarão em cerca de seis mil vagas.
Valorização profissional
A Secretaria Municipal de Educação e Esporte informou que, em 2019, os professores da rede municipal receberam o retroativo referente à diferença do piso salarial de 2014. A Prefeitura de Goiânia também concedeu a revisão da data-base referente a 2017 e 2018 aos servidores administrativos. O reajuste obedece o Índice de Preços do Consumidor Ampliado (IPCA) acumulado até abril de 2017 e abril de 2018, calculados em 4,08% e 2,76%, respectivamente.
A SME ainda afirma que foi concedido o aumento de 4,17% no piso salarial dos professores da rede municipal. O reajuste contempla o salário-base, gratificação de regência e auxílio locomoção dos cerca de 10 mil docentes da rede. Além disso, foram concedidas progressões a 5.802 professores da rede municipal de ensino.
Projetos e ações pedagógicas
O Projeto Ciência Itinerante, tem como objetivo aproximar os alunos da Educação Básica da rede pública municipal com o fazer científico e popularizar a ciência. O programa é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) e a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).
O Projeto Makers – Robótica Educacional tem por objetivo capacitar e oferecer suporte aos professores da rede municipal de Educação para inserir atividades deste tema em diversas disciplinas. Em busca de desenvolver conhecimentos básicos de mecânica, cinemática, hidráulica, informática e inteligência artificial, são utilizados recursos pedagógicos para que se estabeleça um ambiente escolar agradável.
O Projeto Aula Digital é parte integrante do ProFuturo, programa global criado pela Fundação Telefônica e Fundação Bancária La Caixa, presente em países da África, Ásia e América Latina. O intuito é melhorar as oportunidades das crianças, incorporando a inovação nas escolas por meio da tecnologia e novas metodologias de ensino e aprendizagem.
O Projeto Horta Escolar estimula o respeito ao meio ambiente por meio da sustentabilidade. As mudas e sementes são semeadas em hortas convencionais e estruturas feitas com materiais reciclados, tais como alvenaria, pneus e vasos. As espécies mais comuns são cebolinha, alface, couve, acelga, pimenta-de-cheiro, pimenta, entre outros que, a propósito, são usados na merenda dos educandos.
O “Coral Vozes em Canto” é um projeto que visa possibilitar o processo de musicalização de educandos das escolas municipais através da prática do Canto Coral, buscando o desenvolvimento global do educando. Esse ano o Coral Vozes em Canto participou de inúmeras apresentações, encantando alunos e comunidade.
Programa Saúde na Escola Dentre as ações desenvolvidas nas instituições estão: o combate ao Aedes aegypti, práticas corporais e de atividade física, prevenção ao uso de drogas, cultura de paz, promoção dos direitos humanos, prevenção de violências e acidentes, promoção e prevenção de saúde bucal, atualização de vacinas, alimentação saudável, saúde auditiva, direito sexual e reprodutivo e saúde ocular.
O Projeto Educação pelos Parques trabalhou em 2019 com a ação “Educação pelos parques vai às escolas: plantando árvores, colhendo vidas”. A ideia é intensificar o conhecimento sobre a flora do cerrado, além do próprio respeito à natureza, por meio do plantio e contato direto com as espécies.
Os contadores de histórias, também é um projeto levado as instituições, a ação é desenvolvida pela Gerência de Projetos Educacionais da SME, com objetivo de ampliar a prática da contação de histórias e o incentivo a leitura. A prática que contribui para o desenvolvimento do pensamento humano, capaz de aguçar o senso crítico e despertar o prazer pela leitura e pela literatura.