Retirada de remédios de alto custo terá data obrigatória a partir de janeiro de 2026 em Goiás
16 dezembro 2025 às 11h06

COMPARTILHAR
Os pacientes que precisam retirar medicamentos no Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB), a partir do dia 2 de janeiro de 2026, vão ter que comparecer somente na data marcada. Esta medida, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) visa organizar o atendimento, melhorar o gerenciamento das filas e garantir que todos tenham acesso aos tratamentos de forma justa e eficiente.
“Com o aumento do número de pessoas atendidas nos últimos anos, metade dos usuários tem comparecido fora da data marcada, o que provoca atrasos, desorganização no atendimento e dificuldades no planejamento do estoque de medicamentos”, explica a diretora técnica do Cemac JB, Vivianne Vieira.
A unidade possui capacidade diária limitada e o excesso de usuários fora da data prevista compromete o fluxo e a qualidade do atendimento para todos. “Ao respeitar a data do agendamento, vamos conseguir gerenciar melhor as filas e garantir que os medicamentos cheguem a todos de forma justa”, afirma a diretora.
E caso o paciente não possa comparecer na data?
De acordo com informações do Juarez Barbosa, se o paciente não conseguir estar na data estabelecida pode autorizar alguém para retirar o medicamento. A orientação é que antes, esse representante esteja previamente cadastrado no sistema do Cemac JB.

Para mais informações, os pacientes podem procurar a equipe do Cemac JB ou acessar o site oficial da unidade.
Leia também:
Vacinação infantil em alerta: Goiás não atinge metas e pais expõem crianças a doenças evitáveis
Terceiro turno de hemodiálise na Santa Casa deve retirar 70 pacientes da fila em Goiânia
