Os pacientes que precisam retirar medicamentos no Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB), a partir do dia 2 de janeiro de 2026, vão ter que comparecer somente na data marcada. Esta medida, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) visa organizar o atendimento, melhorar o gerenciamento das filas e garantir que todos tenham acesso aos tratamentos de forma justa e eficiente.

“Com o aumento do número de pessoas atendidas nos últimos anos, metade dos usuários tem comparecido fora da data marcada, o que provoca atrasos, desorganização no atendimento e dificuldades no planejamento do estoque de medicamentos”, explica a diretora técnica do Cemac JB, Vivianne Vieira.

A unidade possui capacidade diária limitada e o excesso de usuários fora da data prevista compromete o fluxo e a qualidade do atendimento para todos. “Ao respeitar a data do agendamento, vamos conseguir gerenciar melhor as filas e garantir que os medicamentos cheguem a todos de forma justa”, afirma a diretora.

E caso o paciente não possa comparecer na data?

De acordo com informações do Juarez Barbosa, se o paciente não conseguir estar na data estabelecida pode autorizar alguém para retirar o medicamento. A orientação é que antes, esse representante esteja previamente cadastrado no sistema do Cemac JB.

O paciente pode autorizar alguém para a retirada do medicamento. | Foto: Divulgação/SES

Para mais informações, os pacientes podem procurar a equipe do Cemac JB ou acessar o site oficial da unidade.

Leia também:

Vacinação infantil em alerta: Goiás não atinge metas e pais expõem crianças a doenças evitáveis

Terceiro turno de hemodiálise na Santa Casa deve retirar 70 pacientes da fila em Goiânia