Resultados de teste coletivo de Covid-19 em Goiânia ainda são inconclusivos
25 maio 2020 às 17h49

COMPARTILHAR
De acordo com a Secretaria de Saúde, sensibilidade do teste aferida foi de 55%, bem abaixo dos valores indicados na bula do fabricante

Os testes em massa aplicados em Goiânia através de coletas individuais em domicílios foi considerado inconclusivo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a sensibilidade do teste aferida foi de 55%, bem abaixo dos valores indicados na bula do fabricante, que é de 84,43%.
O teste foi aplicado no dia 9 de maio, através de visitas domiciliares a partir de uma amostra sorteada entre todos as residências do município.
A pasta diz que, em uma análise preliminar do inquérito, foram identificados poucos casos positivos. Segundo estudo realizado em São Paulo, com o mesmo teste aplicado em Goiânia, e distribuído pelo Ministério da Saúde, pode estar relacionado com a metodologia aplicada segundo orientação do fabricante.
A especificidade, outra forma de analisar a eficácia do teste, também ficou abaixo dos 99,57% descritos na bula.
Com isso, a secretaria decidiu não divulgar os testes aplicados na capital goiana.
A pasta deve divulgar o resultado do primeiro inquérito somente após a realização da segunda etapa, prevista para o próximo sábado, 30. Esse novo teste será feito a partir do soro obtido por coleta de sangue por punção venosa e não pela gota de sangue colhida do dedo, como foi o anterior.