Responsável pelo Plano Real polemiza ao dizer que, se Bolsonaro é risco à democracia, Lula é risco à economia

Em entrevista à “Folha de S.Paulo”, economista Edmar Bacha afirma estar totalmente envolvido na busca de uma alternativa política aos dois nomes para 2022

Um dos idealizadores do Plano Real, o economista Edmar Bacha concedeu entrevista à Folha de S.Paulo e nela afirmou estar envolvido totalmente em busca de uma alternativa política aos nomes de Jair Bolsonaro (sem partido) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para as eleições de 2022.

Economista Edmar Bacha: “Bolsonaro é patético e os petistas não aprenderam nada” | Foto: Reprodução

As razões? O primeiro, por representar um risco para a democracia. O segundo, para a economia. “Não tem jeito, não. A gente tem de focar na construção de uma alternativa melhor, que esse país merece”, afirma Bacha em entrevista à Folha.

Sócio-fundador do instituto Casa das Garças, ele também disse à reportagem que a gestão Bolsonaro/Paulo Guedes (ministro da Economia) coloca em risco o legado do Plano Real e que as ameaças golpistas do presidente são parte dos problemas econômicos do País.

“Eu e quase todos os economistas que se manifestaram estamos preocupados, porque o Brasil está com problemas extraordinariamente complexos. A pobreza nunca foi tão avassaladora. O desemprego”, disse Bacha. “Com problemas tão graves imediatos, o presidente fica perturbando a situação como um todo, em vez de minimamente colaborar para a solução desses problemas. Além de não tratar desses problemas cruciais, está fazendo ameaças à democracia. É patético.”

O economista diz também que Lula e os petistas “não aprenderam nada”.  “Acho que Bolsonaro é um risco à democracia do Brasil e Lula é um risco à economia. Lula tem se posicionado contra a austeridade fiscal, contra a abertura da economia. Os assessores dele são todos retrógrados, não se deram conta de que surfaram em uma onda de commodities e, na verdade, deixaram passar a oportunidade.”

* Com informações da Folha de S.Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.