A cúpula do Republicanos em Goiânia vai se reunir nesta terça-feira, 30, para deliberar os rumos da legenda nas eleições municipais, e pode dar uma guinada já esperada por muitos. Isso porque o partido, que até então apoia o projeto de reeleição do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade), tem grandes chances de migrar o apoio para o pré-candidato da base governista, Sandro Mabel (UB), nome com o qual conversa já há algum tempo.

A base do Republicanos na Câmara e outros membros do partido têm estado presentes na maioria dos eventos promovidos por Cruz até o momento com vistas à reafirmar sua pré-candidatura à reeleição. Por diversas vezes, a própria presidente municipal da legenda, vereadora Sabrina Garcez, destacou que os republicanos estavam fechados com o prefeito

No entanto, conforme apurado pelo Jornal Opção, a permanência da legenda republicana na base de Cruz até aqui é estratégica e ocorre ao mesmo tempo em que o partido avança nos diálogos com Mabel, que acumula apoios para a corrida ao Paço Municipal impulsinado pelo suporte do governador Ronaldo Caiado.

A reunião de amanhã, que contará com a direção municipal e de pré-candidatos do partido, decidirá se o Republicanos segue com Rogério Cruz, em um cenário de permanência que aumentaria ainda mais a dependência do prefeito para com a legenda, ou se declara de vez apoio a Mabel. Pela movimentação nos bastidores, tudo indica que o acordo vai girar em torno da segunda opção.

Caso se concretize a mudança, a legenda republicana nem estará presente na convenção do Solidariedade marcada para o dia 3 de agosto, que consolidará Rogério Cruz como candidato a reeleição. E com o antigo partido (uma vez que Cruz deixou o Republicanos por não ter conseguido uma garantia do partido para seu projeto eleitoral), o gestor passará a contar apenas com o apoio do PDT, PRTB, Mobiliza e de seu próprio, o Solidariedade.

Leia também: Solidariedade anuncia convenção partidária para oficializar candidatura à reeleição de Rogério Cruz