Relatório da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 foi aprovado na Comissão de Finanças
26 junho 2019 às 19h36

COMPARTILHAR
Relator garante que independência do Poder Legislativo foi prioridade na elaboração do parecer

No fim da tarde desta quarta-feira, 26, o deputado estadual Jeferson Ribeiro (PRB) apresentou o relatório da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 na Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que foi aprovado pela com unanimidade.
O parecer foi formulado após a realização de 11 audiências públicas para debater o tema por municípios de Goiás. Além de prefeitos e vereadores, lideranças políticas e representantes da sociedade civil participaram das discussões apresentando as demandas regionais.
Emendas
Após aprovação no colegiado, a matéria segue para apreciação no plenário. Foram apresentadas 24 emendas no total, das quais 12 foram acolhidas como subemendas e três, rejeitadas.
O texto deve ser aprovado em definitivo até esta sexta-feira, 28. Os parlamentares tinham o prazo de votar a matéria antes do recesso, o que deve ser cumprido.
O relator garante que o parecer foi feito com prioridade na independência do Legislativo, com emendas da mesa diretora acatadas. Foram duas propostas da presidência da Casa: uma que trata do duodécimo, demanda muito discutida pelo presidente Lissauer Vieira (PSB) e a regulamentação das emendas impositivas.
A última emenda foi feita, porque o Governo havia enviado o texto com a alíquota do orçamento impositivo de 0,6% para 2020, sendo que ficou acordado com o percentual deveria ser de 0,7% — conforme, inclusive, matéria votada e sancionada neste primeiro semestre.