Reitora da UFG embarca para o Vaticano para evento com o papa: “reconhecimento do papel das universidades”
18 setembro 2023 às 19h01
COMPARTILHAR
A reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, embarcou no fim da tarde desta segunda-feira, 18, para o Vaticano, onde participa de um evento a convite do papa Francisco para discutir temas como o meio ambiente e o desenvolvimento social.
Pouco antes de entrar no avião, Angelita disse ao Jornal Opção que “esse é o reconhecimento do Vacatino do papel das universidades na transformação da sociedade em prol da causa comum, como a redução das desigulades”.
O “Encontro entre Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas: Organizando a Esperança” está programado para ocorrer nos dias 20 e 21 de setembro de 2023.
Durante o encontro, os reitores serão agrupados em equipes de trabalho, cada uma composta por três oradores. Angelita participará da equipe encarregada de discutir a “Crise social: degradação social, desigualdade e fragilidade de resposta”.
“A principal pauta que vou levar para o evento é com relação ao Cerrado e o desenvolvimento regional, que são compromissos da UFG”, destacou.
As demais equipes de trabalho se concentrarão nos temas “Crise ambiental: mudanças climáticas, água e biodiversidade”, “Crise econômica: tecnologia e tecnocracia” e “Crise cultural: desemprego e migração”.
Encontro de reitores
Este evento tem raízes na segunda carta encíclica do pontífice, lançada por volta de 2015, intitulada “Laudato si (louvado seja) – sobre o cuidado da casa comum”, a qual aborda questões ambientais e sociais cruciais.
Angelita também comentou que “se trata de uma oportunidade única para os reitores da América Latina tratarem de assuntos em comum”.
A preocupação expressa pelo Papa na Laudato si, e que permeia este encontro com os reitores, é a importância de uma abordagem consciente e orientada para a ação em relação ao cuidado com o planeta, que é “a nossa casa”.
Isso engloba não apenas a preservação ambiental, mas também o desenvolvimento e a superação das desigualdades sociais. O documento papal ressalta que não há uma única solução e que o diálogo abre espaço para uma variedade de contribuições que podem levar a respostas abrangentes para questões tão complexas.
A audiência com o Papa Francisco está agendada para a próxima quinta-feira, 21, às 10h, em Roma. Durante esse momento, os reitores apresentarão quatro propostas de diálogo acadêmico regional para o Papa Francisco, elaboradas ao longo das etapas anteriores do “Encontro entre Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas: Organizando a Esperança”.
Na quinta-feira, 22, o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), em conjunto com a Embaixada do Brasil em Roma, levará os reitores para visitas e reuniões em duas instituições de ensino superior italianas: Università degli Studi di Roma – La Sapienza e Università degli Studi Roma Tre.
Leia também: