Região Noroeste deve apresentar taxa de infecção por Covid-19 entre 10% e 15%

Prefeitura inicia nova etapa de testagem ampliada nesta terça-feira e acredita que número de infectados deve seguir percentual registrado no Jardim Guanabara

Jardim Guanabara registrou 361 confirmações de Covid-19 em dois dias | Foto: Lívia Barbosa/Jornal Opção

A Prefeitura de Goiânia iniciou nesta terça-feira, 11, uma nova etapa da testagem em massa, desta vez na Região Noroeste. Com alguns ajustes em relação à primeira etapa realizada no Jardim Guanabara, o atendimento tem sido mais ágil e seguro. A região foi escolhida com base em estudos epidemiológicos que apontaram grande circulação do novo coronavírus.

A procura foi grande no início da manhã e o primeiro da fila chegou ao local às 4h da manhã. Mas, segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Yves Mauro Ternes, não é preciso ir tão cedo. “Caso seja preciso, ampliaremos a nossa capacidade de testagem para garantir que todas as pessoas que vierem aos postos sejam testadas até sexta-feira”, pontua.

A capacidade de testagem da prefeitura é de cerca de sete mil testes por semana, valor que não foi atingido na primeira etapa, mas que deve ser alcançado esta semana por conta da região ser maior e ter mais registros de casos. “Acreditamos que a taxa de confirmações se mantenha em torno de 10% a 15%, número registado na primeira fase”, aponta o superintendente.

Testagem pode ser estendida

A princípio a testagem vai até sexta-feira, 14, mas pode ser estendida até sábado, 15. Ainda de acordo com Yves, apesar da procura ser grande a ampliação nos locais de testagem — serão dois pontos, sendo um deles com atendimento também via drive thru — e no número de profissionais envolvidos sanou o problema de aglomerações.

O foco da testagem em massa são as pessoas assintomáticas que tiveram contato com alguma pessoa infectada. As pessoas que testarem positivo passam por uma consulta com um médico no local e recebem um atestado para cumprir o isolamento domiciliar.

A testagem pode ser realizada na Escola Municipal Professora Leonísia Naves de Almeida, no Morada do Sol, nas modalidades drive thru e pedestres; e na Escola Municipal Stephania Alves Bispo, no Jardim Liberdade, que atenderá pedestres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.