Reeducandos de Itaberaí confeccionam abafadores para combater incêndios
13 setembro 2024 às 17h15
COMPARTILHAR
Reeducandos da Unidade Prisional Regional (UPR) de Itaberaí, localizada na região central de Goiás, estão contribuindo de forma ativa no combate a incêndios ao confeccionarem abafadores para o Corpo de Bombeiros Militar. Nesta sexta-feira,13, o primeiro lote, com 50 unidades, foi entregue à 17ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM), responsável pelo atendimento na região. Os abafadores são equipamentos essenciais para o controle de incêndios em áreas de matas, pastagens e terrenos baldios.
A produção dos abafadores é possível graças à doação de materiais por parte de comerciantes locais e de uma indústria da cidade. O segundo lote, também com 50 unidades, já está em fase de produção e deve ser entregue no início da próxima semana. No ano passado, a UPR de Itaberaí entregou 300 abafadores aos bombeiros, e a meta para 2024 é alcançar o mesmo número.
Cada abafador produzido tem um valor estimado de R$ 130, o que representa um investimento total de R$ 6,5 mil por lote. O trabalho é realizado por quatro reeducandos da unidade prisional, que, além de contribuírem com a sociedade, têm direito à remição de pena. Para cada três dias de trabalho, eles reduzem um dia da pena a cumprir.
A iniciativa acontece em um momento crítico no Estado de Goiás, que enfrenta um período de seca que já dura mais de quatro meses. Nos últimos dias, os focos de incêndio têm se multiplicado em todas as regiões. No feriado de 7 de setembro, por exemplo, foram registrados 40 incêndios simultâneos em diferentes pontos do estado.
Leia também:
Bombeiros combatem 100 incêndios por dia em Goiás, com quase 11 mil ocorrências registradas
Bombeiros goianos ajudam no resgate a vítimas do Rio Grande do Sul