Rede aprova federação com PSOL

13 março 2022 às 11h45

COMPARTILHAR
Psol ainda não deliberou a união, que precisa ser firmada até 31 de maio para valer para as próximas eleições

Neste sábado, 12, a Rede Sustentabilidade aprovou a formação de uma federação partidária com o Psol. A decisão foi aprovada pela Rede com 73 votos a favor e nenhuma abstenção ou votos contrários. O acordo ainda não foi votado pelo Psol. A deliberação deve ocorrer até o dia 31 de maio para que a federação seja registrada junto à Justiça Eleitoral em tempo para as eleições de 2022.
Federações partidárias são associações de partidos que permitem que as siglas unam votos para bater a cláusula de desempenho mínimo para acesso ao Fundo Partidário. Cada federação deve ter apenas um candidato para cargos proporcionais em cada unidade e os partidos associados devem permanecer unidos por 4 anos. O dispositivo foi criado em 2021.
O acordo entre os partidos não determina punições para membros que apoiarem candidatos diferentes dos estipulados pela federação. Membros da Rede, como Marina Silva, têm rixas com o PT, partido que deve ser apoiado pelo PSOL. Os dois partidos juntos têm 10 deputados federais, um senador e um prefeito de capital.
Outras federações que devem se formar nas próximas semanas são entre PT, PC do B e PV; e outra entre PSDB e Cidadania.