A recontagem dos votos para determinar o quociente eleitoral e apontar o novo dono da cadeira na Câmara Municipal de Goiânia, atualmente ocupada pelo vereador Léo José, deve ocorrer nesta sexta-feira, 6. A retotalização dos votos será feita após a decisão do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), anular a chapa do PTB nas eleições de 2020.

Prevista na legislação eleitoral brasileira, a recontagem ocorre quando um parlamentar ou a chapa são cassados por decisão de um Tribunal Eleitoral. No caso de Goiânia, o vereador Léo José deve perder o mandato.

De acordo com a legislação, a recontagem é realizada por uma comissão formada por representantes da Justiça Eleitoral, do Ministério Público Eleitoral e dos partidos.

Ricardo Lewandowski cassa chapa de vereadores do partido Cidadania em Goiânia

A recontagem pode alterar a distribuição das vagas na câmara municipal, de acordo com o sistema proporcional de eleição. Nesse caso, os candidatos mais votados dentro de cada partido ou coligação são os primeiros a serem eleitos, respeitando-se o quociente eleitoral e o quociente partidário.

Leia também:

TSE cassa chapa do PTB e vereador Léo José deve perder o mandato

Justiça cassa chapa de candidatos a vereador do PSB em Caldas Novas