Receita Federal libera consulta ao 1° lote de restituições do IR

Além das alterações no calendário, adotadas em razão da disseminação da covid-19 no Brasil, este ano, número de lotes foi reduzido de sete para cinco

Apesar do adiamento da entrega da declaração do Imposto de Renda em 2020, a Receita Federal optou por manter o restante do calendário, de forma que, a partir da manhã desta sexta-feira, 22, os contribuintes interessados já conseguirão consultar as restituições previstas no primeiro lote.

A consulta pode ser feita via internet, por meio do site oficial da Receita Federal, ou pelo telefone, através do número 146. Mas não só: também há um aplicativo, disponível para Android e IOS, que permite ao contribuinte consultar a liberação dos valores. Basta buscar e baixar por ‘Pessoa Física’.

Mesmo com a possibilidade de consultar o primeiro lote de restituições já nesta sexta-feira, os contribuintes ganharam mais dois meses além do prazo anualmente normal para declarar. As declarações podem ser feitas até o dia 30 de julho.

Além disso, há outra novidade este ano: a Receita resolveu reduzir o número de lotes, — de sete para cinco — para restituição dos valores. Isso quer dizer que quem tem direito à devolução dos valores deverá receber mais depressa.

O primeiro lote será pago em 29 de maio, o segundo em 30 de junho, o terceiro em 31 de julho, depois em 31 de agosto e, por fim, em 31 de setembro. Vale lembrar que as mudanças realizadas no calendário da Receita foram adotadas em razão dos efeitos da pandemia do coronavírus (covid-19) no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.